106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O tempo seco e o vento forte atrapalham o combate às chamas, feito por equipes de bombeiros de Altônia, Umuarama, Cascavel e Foz do Iguaçu. O objetivo agora, é impedir que o fogo chegue a região de Guaíra.
Um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Ilha Grande, uma unidade de conservação e proteção à natureza no Rio Paraná, já atingiu mais de 20 Km da Ilha. O fogo teve início na terça-feira, mas as chamas se propagaram rapidamente devido ao vento e o tempo seco na região. Nesta quarta-feira (14), os focos já atingiram áreas do Parque que cortam os municípios de Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso. O aspirante Paulo Paes Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros de Altônia, relata as dificuldades no combate às chamas e destaca que o objetivo agora, é impedir que o fogo chegue a região de Guaíra. (Áudio 1)
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo local, ainda não conseguiu identificar o que provocou esse incêndio. (Áudio 2)
De acordo com o comandante, por segurança, o combate ao fogo irá ocorrer somente durante o dia, o que torna o tarefa ainda mais difícil. (Áudio 3)
Além do Corpo de Bombeiros, brigadistas do ICMBio também trabalham para combater as chamas, assim como um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná (BPMOA).
Fonte: CBN