Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadores aprovam Projeto que estabelece desconto no IPTU de São Miguel do Iguaçu

Edis também corrigiram um erro em relação ao Projeto que disciplina e estabelece Normas de Trânsitos de Veículos Pesados

  • 19/08/2019
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Vereadores aprovam Projeto que estabelece desconto no IPTU de São Miguel do Iguaçu

Em Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 19, os vereadores de São Miguel do Iguaçu aprovaram em 2ª discussão o Projeto de Lei 100/2019, que regulamenta o desconto para pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em 2020.

A proposta enviada pelo Poder Executivo previa inicialmente um desconto de 5%, mas os vereadores acabaram aprovando uma modificação no Projeto e alteraram para 10% de desconto para quem optar pelo pagamento em parcela única. Em 2019 o desconto foi de 20%.

O vice-presidente da Casa, vereador Professor Ari Luiz Jarczewski (PPL) justificou a mudança proposta pelos Edis. Também fez um resumo da reunião realizada, explicando outra alteração feita, esta no Projeto de Lei 102/2019, que Altera Lei Municipal 2284/201, referente à posse do Conselho Municipal de Saúde.

Os projetos seguem agora para sanção ou não do Prefeito Claudio Dutra.

CORREÇÃO DE EQUÍVOCO

O vice-presidente da Câmara também explicou uma situação inusitada que aconteceu na última semana. Em discussão há vários meses, o Projeto de Lei 44/2019, que disciplina e estabelece Normas de Trânsitos de Veículos Pesados, foi aprovado em duas discussões, com alterações, na Casa de Leis e foi para sanção do prefeito, porém, o chefe do Executivo acabou vetando as alterações.

Com isso, o Projeto retornou à Câmara e na última semana os vereadores votaram pela derrubada do veto. Foram 5 x 4 votos contra a decisão do prefeito. Inicialmente a Mesa Diretora entendeu que eram necessários seis votos para a derrubada e manteve o veto, decisão que acabou sendo equivocada, pois eram necessários os cinco votos apenas.

Em síntese, o item de maior discussão e divergência foi o que trata do limite máximo de peso dos veículos que podem transitar na área urbana de São Miguel. O Executivo propôs 16 toneladas, mas a pedidos dos comerciantes do município, os vereadores aumentaram para 20 toneladas o tamanho permitido para circulação

Na Sessão desta segunda-feira, 19, foi feita a correção do erro e agora a proposta dos vereadores segue para sanção, conforme relata Professor Ari, que explica toda essa situação. 

Acompanhe no áudio abaixo:

Fonte: Gerson Kaiser