106,5 FM
Rádio Costa Oeste
De 1º de janeiro até quinta-feira (22) de agosto, o Brasil registrou 75.366 focos de incêndio, o que representa um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe), obtidos por meio de satélite. No Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros, foram 8.137 queimadas do início de janeiro até ontem.
A capitão do Corpo de Bombeiros, Rafaela Diotalevi, explica que nessa época do ano, por causa das poucas chuvas, as florestas e áreas de vegetação ficam mais propensas aos focos de incêndio. ( Áudio 1)
Recentemente o Parque Nacional de Ilha Grande, foi atingido por um incêndio que durou onze dias. O último foco foi controlado na ultima quarta-feira (21), conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo queimou mais de 60% da vegetação local, o que equivale a 47 mil hectares. As equipes tiveram dificuldade no combate às chamas em função dos fortes ventos que chegaram a 100km/h. A capitã ressalta que, dependendo da região, o fogo pode sair do controle. (Áudio 2)
A capitã Rafaela Diotalevi destaca que há casos em que o fogo é utilizado para limpeza de roça e terrenos baldios. Segundo ela essa prática é considerada crime...( Rafaela 3)
O Corpo de Bombeiros ressalta que pessoas que presenciarem alguém iniciando uma queimada podem denunciar. Além disso, em qualquer sinal de fogo é necessário ligar para o telefone 193.
Fonte: CBN