106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Cidades brasileiras registraram, desde a manhã deste sábado (24), atos em defesa da Amazônia. Até por volta de 20h20, 22 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins haviam tido protestos pacíficos.
Na sexta-feira, várias cidades também registraram protestos pelo país. No Rio, a Cinelândia ficou lotada. Em São Paulo, manifestantes se reuniram em frente ao Masp e fecharam um trecho da Avenida Paulista.
Em Foz do Iguaçu, neste sábado (24), e os manifestantes se concentraram em frente ao Parque Nacional do Iguaçu às 10 horas.
As queimadas geraram uma crise no governo federal, que vem sendo cobrado nos últimos dias no Brasil e no exterior por causa da situação da floresta. Artistas, sociedade civil e líderes de outros países se manifestaram em defesa da Amazônia.
De acordo com a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010.
Na manhã deste sábado, governo federal informou que seis estados da Amazônia já formalizaram pedido para ação das Forças Armadas no combate às queimadas. Na sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto autorizando o envio de homens das Forças Armada. O decreto do presidente vale para toda a Amazônia Legal, da qual fazem parte os estados da Região Norte, além do Mato Grosso e Maranhão.
Paraná
Em Foz do Iguaçu, o grupo se reuniu em frente ao portão do Parque Nacional do Iguaçu na manhã deste sábado. Os participantes levaram faixas e cartazes com mensagens de preocupação com as queimadas e com o desmatamento na Amazônia e em defesa da preservação ambiental.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade. Eles carregaram faixas e cartazes em defesa da Amazônia.
Em Florianópolis, os participantes se reuniram na frente da Catedral Metropolitana com faixas e cartazes. Depois, seguiram em passeata pelas ruas do bairro.
São Paulo
Em Ribeirão Preto, manifestantes fizeram um ato na esplanada do Theatro Pedro II. Os participantes deram as mãos ao redor da Praça 15 de Novembro e fizeram um abraço simbólico.
Fonte: G1