106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), em reunião com reitores, uma suplementação orçamentária de 130 milhões de reais para as sete universidades estaduais do Paraná.
Desde o começo do ano as universidades tentavam negociar uma verba extra para manter alguns serviços, por exemplo, os hospitais administrados pelas instituições. Neste primeiro momento, foram destinados 20 milhões e 800 mil reais para pagamento de bolsistas residentes e mais 5 milhões e 500 mil reais para os hospitais universitários.
O valor total, que será repassado em parcelas até o final do ano, é para compensar os 30% dos recursos retidos pela Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios e também para a folha de pagamento das instituições. A retenção pelo Tesouro do Estado se deu em cumprimento à Emenda Constitucional. Além de recursos do Tesouro, o valor destinado aos hospitais universitários vem da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o governador Ratinho Junior, esta é a primeira parcela dos recursos que serão repassados até dezembro às universidades.
Com sete universidades em todas as regiões do Estado e quatro hospitais universitários, o Paraná tem a maior rede de ensino superior estadual do País, somando orçamento anual de aproximadamente 2 bilhões e 500 milhões de reais e cerca de 100 mil alunos. Segundo o superintende de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, as receitas das universidades são utilizadas para a execução das atividades que elas desenvolvem.
A presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Fátima Padoan, disse que as universidades estão aliviadas, já que conseguiram resolver uma questão que implicava inclusive em uma possível paralisação de serviços.
No evento, o governador Ratinho Junior informou que o Governo do Estado está construindo com as instituições de ensino superior a Lei de Eficiência da Gestão Universitária, com foco na modernização das universidades e para garantir o funcionamento nas próximas décadas.
Fonte: AEN