106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O município de Guaíra será palco do XXVII Torneio Internacional de Pesca Esportiva nos dias 31 de agosto e 01 de setembro no Centro Náutico Marinas. O evento é considerado o mais tradicional do Paraná e conta com apoio da Itaipu Binacional. A prova será realizada no Lago de Itaipu e Rio Paraná.
O evento terá sorteio de prêmios, sendo: 03 motores 15HP Yamaha, 04 barcos de alumínio e 01 carreta para barcos.
A competição será na modalidade ‘pesque e solte vivo’ e tem por objetivo impulsionar o município de Guaíra como foco da prática de pesca esportiva no estilo pesque, fotografe e solte vivo. Também estimular o turismo local e conscientizar os pescadores do município e região. Outro fator agregado é a capacitação da mão de obra local para o turismo sustentável.
O engenheiro de pesca do Instituto Ambiental do Paraná - IAP, Taciano Maranhão, falou sobre a importância do torneio para o município de Guaíra e também da prática pesque e solte. (Áudio 1)
Todas as equipes participantes receberão um kit composto por camisetas do torneio, vales-refeição, adesivo com número da inscrição para identificação do barco e uma régua para medir o peixe.
O repórter da Rede Costa Oeste de Comunicação, Barbosa Junior, conversou com o pescador veterano na competição, Antônio Jardim, popularmente conhecido como Radinho, que contou sobre a expectativa de participar de mais uma edição do torneio. (Áudio 2)
Para conferir o regulamento da prova, clique aqui.
O Torneio Internacional de Pesca de Guaíra surgiu no ano de 1983, como forma de movimentar o setor turístico da cidade de Guaíra, que passava por um momento difícil, ocasionado pelo fim das Sete Quedas.
Na época, a organização esteve a cargo do recém-formado Iate Clube de Guaíra, e envolveu a iniciativa privada, pública e a classe empresarial.
Até o ano de 1990, o Torneio de Pesca aconteceu no local denominado prainha, área central da cidade e as margens do Rio Paraná. Com a construção do Centro Náutico (Marinas), a competição foi transferida para o novo local. Ganhou em infraestrutura, para atender os competidores, familiares, visitantes; a qualidade melhorou e a organização se profissionalizou.
Desde o princípio, o Torneio Internacional de Pesca de Guaíra se destacou pela quantidade de participantes, pela qualidade de peixes apresentados e principalmente pelos grandes exemplares expostos. Tornando-se o segundo evento festivo mais importante de Guaíra, perdendo apenas para a já tradicional Festa das Nações.
No ano de 2019, o Torneio Internacional de Pesca de Guaíra chega a sua 27ª edição, de forma especial assumindo de vez a sua denominação “ESPORTIVA”, ou seja, contribuindo com o meio ambiente não permitindo assim o abate de peixes.
Neste aspecto o Torneio Internacional de Pesca de Guaíra é uma excelente oportunidade de fazer o bem, colaborando com as entidades sociais, fortalecendo financeiramente o Hospital Beneficente da cidade e divulgando o alto potencial turístico da região para o turismo da pesca e lazer aquático.
Fonte: Tatyelle Schunemann