106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Departamento da Vigilância Sanitária, divulgou uma nota alertando os munícipes sobre o aumento considerável no número de casos de diarreia aguda, na população atendida nas Unidades Básicas de Saúde do município. O número de casos registrados já ultrapassam 193 pessoas, acometidas pela doença no mês de agosto.
A detecção do surto desencadeou análises técnicas e uma investigação epidemiológica, com objetivos de confirmar o diagnóstico, conhecer o perfil clínico e epidemiológico dos doentes, analisando fatores associados ao adoecimento, para propor medidas de prevenção e controle. De acordo com José Gonçalves Dias Neto, Farmacêutico Bioquímico e Coordenador do Sistema de Informações da Secretaria de Saúde de Guaíra, a primeira suspeita foi com a água distribuída pela rede pública, porém, após análise laboratorial não foi constatado contaminação. (Áudio 1)
Como ainda não se conhece a fonte de contaminação das pessoas, Gonçalves destaca que é importante algumas recomendações para evitar novos casos de diarreia e o controle do surto. (Áudio 2)
A Secretaria de Saúde de Guaíra alerta que, caso haja a ocorrência de um quadro diarreico a pessoa não deve se automedicar, mas sim, buscar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que contam com serviços, diagnóstico e o manejo clínico adequado para combater a doença.
Fonte: Assessoria