Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência sobre a regularização dos Free Shops, será no dia 10 de setembro em Brasília

Os Free Shops prometem aquecer ainda mais a economia dos municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu.

  • 30/08/2019
  • Foto(s): Divulgação
Audiência sobre a regularização dos Free Shops, será no dia 10 de setembro em Brasília

A demora na regularização da instalação de Lojas Francas Terrestres no Brasil, tem sido objeto de preocupação por parte de autoridades das cidades-gêmeas de fronteira e empresários que aguardam uma definição da Receita Federal, para a instalação dos Free Shops, os quais, prometem aquecer ainda mais a economia desses municípios, entre eles Guaíra e Foz do Iguaçu no Oeste do Paraná.

Esta semana o Deputado Federal Ricardo Barros confirmou o agendamento de uma a audiência no dia 10 de setembro, na Comissão de Fiscalização Orçamentária e Controle da Câmara Federal, que segundo ele, possivelmente definirá algumas diretrizes ainda pendentes, para o melhor funcionamento da instalação e regularização dos Free Shops nas cidades-gêmeas de fronteira. (Áudio abaixo)

Na audiência deverão ser discutidos temas importantes como a necessidade de reciprocidade comercial na venda de itens com direitos antidumping como: cobertores, ventiladores de mesa, objetos de porcelana, objetos de vidro, tênis entre outros em Lojas Francas Terrestres e em Lojas Francas em Aeroportos no Brasil.

Os prefeitos pedem ainda, mais detalhes e esclarecimentos por parte da comercialização de veículos locomotores em geral, suas partes e peças, combustíveis e afins, dispostos na Instrução Normativa (IN) de 2019.

Deverá ser discutido ainda, a Inclusão de um artigo na IN de 2018, que trate acerca da habilitação do RADAR, e resolva o conflito existente entre o art.4 da Portaria Coana nº 123, e a suspensão de impostos na importação de itens.

Outros itens a serem serão, a incidência de PIS e COFINS, nas vendas realizadas por lojas francas e a análise e decisão acerca da internalização do Convênio Confaz nos decretos estaduais.

De acordo com o Prefeito de Guaíra Heraldo Trento, que representará os demais prefeitos de todas as cidades-gêmeas na audiência :′′A reunião irá definir importantes pautas ainda não esclarecidas e que, infelizmente atrasam o desenvolvimento das cidades contempladas com este grande avanço comercial. Heraldo lembra que, a maior força para o andamento deste processo deve vir dos próprios prefeitos das cidades-gêmeas, pois são eles que lidam diretamente com o povo que será segundo ele, positivamente afetado com a instalação das Lojas Francas.

A audiência contará com a presença do Prefeito Heraldo Trento (Representante dos Prefeitos de todas as cidades-gêmeas); Deputado Federal Ricardo Barros (PP-PR), autor do requerimento; Representantes dos Estados envolvidos: RS, PR, SC, MS, RO, RR, AC, AM, AP, MT; Representantes da Receita Federal do Brasil; demais líderes nacionais e especialistas no assunto.

Fonte: PMG

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(44)98456-5935

Cidades relacionadas