106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Ministério da Saúde vai aproveitar setembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o foco das ações desenvolvidas pela pasta durante o Setembro Amarelo será o público jovem, no qual vem aumentando o número de casos e de tentativas de suicídio.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez casos de mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Quem decide se matar, precisa de um bom ouvinte, de ser escutado. E essa pessoa raramente está na família. A psicóloga Tatiane Iori Alvim, coordenadora da ONG Decida Viver, explica... (Áudio 1)
O suicídio é hoje considerado a segunda maior causa no mundo de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Para a psicóloga, eles têm dificuldades em se relacionar e não são compreendidos. (Áudio 2)
Para Ministério da Saúde, a questão do suicídio e outros temas de saúde mental devem ser tratados, entre todas as faixas etárias, com informações claras e com o máximo de naturalidade possível. Assuntos como depressão, ansiedade e os cuidados com a saúde mental têm que ser incluídos na agenda.
Realizada em quase todo o mundo, a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente em setembro e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde procurar ajuda.
Fonte: CBN