Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Setembro Amarelo vai focar na saúde de crianças e adolescentes para evitar suicídio

O suicídio é hoje considerado a segunda maior causa no mundo de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

Setembro Amarelo vai focar na saúde de crianças e adolescentes para evitar suicídio

O Ministério da Saúde vai aproveitar setembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o foco das ações desenvolvidas pela pasta durante o Setembro Amarelo será o público jovem, no qual vem aumentando o número de casos e de tentativas de suicídio.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez casos de mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Quem decide se matar, precisa de um bom ouvinte, de ser escutado. E essa pessoa raramente está na família. A psicóloga Tatiane Iori Alvim, coordenadora da ONG Decida Viver, explica... (Áudio 1)

O suicídio é hoje considerado a segunda maior causa no mundo de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Para a psicóloga, eles têm dificuldades em se relacionar e não são compreendidos. (Áudio 2)

Para Ministério da Saúde, a questão do suicídio e outros temas de saúde mental devem ser tratados, entre todas as faixas etárias, com informações claras e com o máximo de naturalidade possível. Assuntos como depressão, ansiedade e os cuidados com a saúde mental têm que ser incluídos na agenda.

Realizada em quase todo o mundo, a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente em setembro e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde procurar ajuda.

Fonte: CBN