Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chuvas retornam ao PR e animam produtores, mas já diminuem; setembro será com precipitação na normalidade

O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná destaca que as chuvas dos últimos dias animaram os produtores.

Chuvas retornam ao PR e animam produtores, mas já diminuem; setembro será com precipitação na normalidade

O final de semana foi de chuvas e ventos fortes em áreas do estado do Paraná, inclusive com estragos e granizo. Neste início de semana, as precipitações já diminuem bastante e devem voltar mais para o final da semana, segundo mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Os mapas de precipitação acumulada em 24 horas do modelo GFS do Centro de Estudos Oceano-Terra-Atmosfera, COLA, na sigla em inglês, também apontam que as chuvas não serão tão volumosas neste início de semana sobre áreas do Paraná após a frente fria. A partir de sábado (07), as chuvas devem retornar.

O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná destaca que as chuvas dos últimos dias animaram os produtores. Os trabalhos de plantio devem começar logo após o término do vazio sanitário em 10 de setembro. Expectativa aponta bom clima para o desenvolvimento da safra e crescimento de 21% na produção após última safra sofrer com falta de chuvas. 

"As chuvas vão subindo, primeiro no Rio Grande do Sul, depois Santa Catarina e Paraná. Depois, entre domingo e segunda-feira, já começa o frio que derruba bastante as temperaturas no Rio Grande do Sul", disse ao Notícias Agrícolas Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.

Diniz conta que apesar das chuvas diminuírem neste início de semana, o estado do Paraná deve ter um mês de setembro com precipitações dentro da normalidade, o que beneficiaria o início do plantio da safra de soja. "O estado deve ter melhor condição em setembro, com mais chuvas no centro e Sul", complementa o meteorologista.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (03/09 a 05/09) em todo o Brasil:

Fonte: Inmet

No mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias, é possível ver chuvas com acumulados expressivos no período sobre áreas do Sul do Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os acumulados nessas áreas chegam a até 70 milímetros, segundo o Inmet.

Entre 02 e 09 de setembro, áreas da região Norte do país também devem receber bons acumulados de chuva, com destaque para áreas do estado do Amazonas. Chuvas fracas a moderadas podem ser vistas sobre o litoral Leste Nordestino. Na maior parte do país, segue o tempo seco.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias em todo o Brasil:

Fonte: Inmet

Dados do Inmet mostram que quatro dos cinco maiores acumulados em todo o país ontem (1º) foram registrados em cidades do estado do Paraná. São elas: Marechal Cândido Rondon (PR): 43,6 mm, Colombo (PR): 38,2 mm, Castro (PR): 30,8 mm, Curitiba (PR): 30,6 mm e Monte Verde (MG): 29,8 mm.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou ventos fortes no sábado (31) sobre a região dos Campos Gerais e Curitiba. Os três registros mais expressivos foram em: Cerro Azul: 83,2 km/h, Telêmaco Borba: 82,1 km/h e Ponta Grossa: 76,7 km/h. Casas foram destelhadas.

Fonte: Notícias Agrícolas