Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Livro de professor da Unila será lançado em maio

  • 13/04/2016
  • Foto(s): Divulgação
Livro de professor da Unila será lançado em maio
A obra "El imperialismo y  el agro argentino", do professor de Relações Internacionais da UNILA, Fernando Romero, será lançada, em Foz do Iguaçu, durante a aula magna do curso de Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas. 

A aula está marcada para o dia 10 de maio, às 19h, na Unidade Jardim Universitário, e será proferida por Romero. A entrada será aberta a toda a comunidade.

Lançado recentemente em Buenos Aires, o livro já vem sendo distribuído pela editora Ciccus. A obra foi selecionada, com outras duas publicações, em edital do Programa de Auxílio à Editoração de Livros (PROEDIT), realizado em conjunto pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA. 

O Programa previu apoio financeiro para a impressão. A obra de Romero contou ainda com a parceria do Centro Interdisciplinario de Estudios  Agrarios, da Universidad  de Buenos Aires (UBA).

O livro revela o impacto e a presença do capital estrangeiro no complexo agroindustrial da região pampeana, uma área que abrange desde Buenos Aires até as províncias de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos e La Pampa. Nesse sentido, são analisadas desde as "aguas  arriba" (sistema bancário, maquinarias agrícolas, fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes e combustíveis) até as "aguas abajo" (agroindústrias de transformação, cadeias de supermercados e empresas exportadoras) da produção primária.

A obra é uma adaptação da tese de doutorado do professor, apresentada na UBA, e contém os resultados obtidos em pesquisas realizadas entre os anos de 2007 e 2013. 

A análise compreende desde o período da ditadura militar, em 1976, até 2008, e diferentes condições estruturais internas e externas, além de diferentes modelos de política econômica e suas consequências. 

Segundo o orientador da tese, professor Eduardo Azcuy Ameghino, que assina o prólogo, "Romero proporciona uma massa crítica de evidências que sustentam firmemente a convicção de que o capital estrangeiro extrai muito mais do que aporta ao desenvolvimento do país".

Como fonte para a análise, foram utilizados diversos bancos de dados, como o Instituto Nacional de Estatística e Censo, o Ministério da Agricultura e Pesca, a Secretaria de Indústria e Comércio, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentária, o Ministério da Economia e Finanças Públicas da Nação, o Ministério de Assuntos Agrários da Província de Buenos Aires, entre outros. 

Entre as fontes internacionais, estão a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Além da análise de dados, foram realizadas entrevistas.

Apoio
A impressão da obra contou com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA e do IMEA, via edital do PROEDIT. "Dessa forma, conseguimos apoiar e divulgar resultados importantes de pesquisas de docentes da UNILA. O edital foi importante para o início da instalação da EdUNILA, gestada a partir do IMEA. Para este ano, queremos lançar edital conjunto com a Editora, na expectativa de apoio às publicações de professores da Universidade, como forma de premiar o mérito acadêmico", afirma o coordenador do IMEA, professor Alexandre Varela.

Em abril, outras duas obras selecionadas no mesmo edital devem ser lançadas: "A formação do Estado Democrático de Direito: o constitucionalismo na emergência da sociedade civil", do professor Gustavo Oliveira Vieira, pela editora Unijuí; e "O Fedro de Platão - Estudo e tradução da obra", do professor Rogério Gimenes de Campos, pela editora Hedra.

Sobre o autor
Fernando Romero é professor e licenciado em História, mestre em Desenvolvimento e Gestão Territorial pela Universidad  Nacional del Sur e doutor pela Universidad  de Buenos Aires. Desde 2005, é coordenador-geral do Colectivo de Estudios e Investigaciones  Sociales. Especialista em estudos agrários, Romero é pesquisador do Centro Interdisciplinario de  Estudios Agrarios, da Facultad  de Ciencias Económicas da UBA. ?? professor da UNILA e dirige o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, Classes Dominantes e Conflitividade na América Latina e Caribe.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557