106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Depois de 20 anos, o Paraná voltou a confirmar casos de sarampo. De acordo com dados do Boletim do Sarampo, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), já são sete casos confirmados, todos importados de outras regiões do país.
No total foram 65 casos notificados, destes, além dos 7 confirmados, são
47 casos em investigação e 11 descartados.
Segundo o divulgado, do total de ocorrências, quatro são de Curitiba, uma é moradora de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, uma mora em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e a última em Rolândia, no norte.
Apesar de os casos terem sido registrados em outras regiões paranaenses, moradores do Oeste também precisam se prevenir contra a doença e a principal forma de prevenção é a vacina.
Milhares de vacinas foram fornecidas pelo Ministério da Saúde e já estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. A intensificação da vacinação é prevista principalmente para crianças de 06 meses a menores de 01 ano de idade, que ainda não tem a imunização prevista no calendário vacinal. É a chamada “dose zero”.
Em São Miguel do Iguaçu as vacinas já estão disponíveis em todas as unidades. A enfermeira da Vigilância em Saúde, Mônica Saviatto Cardoso, destaca a importância da imunização.
A vacinação nas unidades de São Miguel segue o seguinte calendário:
UBS Central: terça, quarta e quinta-feira.
UBS Panorama: segunda e quarta-feira
UBS Novo Mundo: quarta e sexta-feira
UBS Gaúcha: quinta-feira
UBS Aurora do Iguaçu: quinta-feira
UBS São Jorge: sexta-feira
UBS Santa Rosa do Ocoí: sexta-feira
Outro vírus que voltou a circular no Paraná neste ano é o da Febre Amarela, que inclusive, causou uma morte no Estado. A enfermeira repassou orientações para a população, pois a previsão é de que o vírus chegue à região em outubro. Ela também lembrou que a vacinação também a principal forma de prevenção contra a doença.
Fonte: Gerson Kaiser