106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Fato Histórico
As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
Uma das situações que gerou a revolta foi o fato de que o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter taxas elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.
Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-riograndense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.
CTG SENTINELA DOS PAMPAS
Dentro desse espírito de relembrar a trajetória histórica dos antepassados, o CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira também reverencia esses heróis e definiu a programação para esse ano que começa no dia 11 e termina no dia 20 de Setembro:
Dia 11/09 – Chegada da Chama Crioula
Dia 13/09 – Tertúlia Livre no Fogo de Chão
Dia 17/09 – Atividades na Praça com seus grupos de dança e individuais e distribuição de lanche
Dia 19/09 – Jantar típico aberto à toda comunidade e também para Clubes de Serviço e a Imprensa – (R$ 35,00 por pessoa)
Dia 20/09 – Desafio do Carreteiro – (R$ 20,00 por pessoa)
Aqui, os interessados que gostariam de participar, formando uma equipe, podem entrar em contato com o CTG para mais informações.
Fonte: João Hermes