106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta semana uma comitiva formada por agricultores familiares de diversas regiões do Paraguai está realizando uma visita a nossa região para conhecer mais sobre o cooperativismo, de produção e de crédito, e como ele auxilia no desenvolvimento de atividades no Brasil.
A visita iniciou nesta terça-feira, 10, com a recepção do grupo em São Miguel do Iguaçu. Durante a manhã os paraguaios receberam explicações sobre as linhas de créditos e atuação da Cresol, como exemplo de cooperativa de crédito. O encontro foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Já durante a tarde a comitiva foi divida em dois grupos que visitaram quatro propriedades referência. Um grupo foi na propriedade de Jones Dal Agnol conhecer sobre avicultura de corte integrado e sucessão familiar, depois até a propriedade da Salete Sostisso, conhecer atividades de aves de cortes, postura e crédito da mulher. As duas propriedades ficam na Comunidade Serra do Mico.
Integrante do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) traduzido para o português, o uruguaio Carlos Mermot, que atua em sete países da América do Sul, esteve acompanhando as visitas. Ele destaca os motivos que trouxeram os paraguaios para conhecer o cooperativismo, não só do Brasil, mas principalmente em nossa região.
A Secretária de Gênero da ONAC Paraguai (Organização Nacional Campesina) traduzido para o português, Florinda Silva, explica a formação do grupo que veio para a região. Ela reforça a intenção de levar uma iniciativa espelhada no cooperativismo brasileiro, para ser apresentado ao Governo paraguaio e aplicado no país vizinho.
O outro grupo visitou a propriedade de Jair e Adriana Menegasso, no Distito da São Jorge, para conhecerem sobre as atividades de grãos, milho e soja, aves de corte e placas solares. Na sequência seguiram até a propriedade da família do Estanislau Brixner, popular “Delfin”, na Serra do Mico, conhecer sobre hortaliças hidropônicas e sucessão familiar.
Nesta quarta-feira, 11, o grupo vai visitar cooperativas na cidade de Medianeira e depois seguir para a cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, para encerrar a visita na quinta-feira, 12.
A vinda da comitiva está sendo organizada pela Cresol Costa Oeste, através de sua Secretária Executiva, Silvania Silva. Ela fala um sobre essa recepção feita na região e relata a programação do grupo no Paraná.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.
Fonte: Gerson Kaiser