106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A falta de chuvas nos últimos meses reduziu a vazão de rios e poços de algumas cidades na região Oeste do Paraná. A redução chega a mais de 50%. De acordo com a Sanepar, as chuvas desde o final do mês passado não foram suficientes para regularizar a vazão dos mananciais de abastecimento.
Por isso, medidas emergenciais estão sendo adotadas. Em Cascavel, por exemplo, foram retomadas as captações dos rios Saltinho e Peroba, além do aumento na abertura do registro na saída do Lago Municipal. Em Santa Tereza do Oeste, Anahy, Lindoeste e Santa Lúcia o abastecimento tem sido complementado com caminhões-pipa. Com o cenário emergencial, a empresa tem pedido colaboração com adoção de uso racional da água.
A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal e as limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas também pode contribuir com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.
Fonte: Band News