Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

???Depressão é como uma montanha-russa???, alerta psicóloga; saiba como agir

A OMS considera a redução da mortalidade por suicídio prioritária como meta global.

???Depressão é como uma montanha-russa???, alerta psicóloga; saiba como agir

Na correria do dia a dia muitas vezes não nos atentamos aos sinais que as pessoas que nos cercam dão sobre depressão. Com certeza alguém chegou para você e falou uma das seguintes frases: “quero sumir”, “para mim nada dá certo”, “só nasci para sofrer”, “vou deixar vocês em paz”, essas e entre outras frases são sinais de que a pessoa precisa de uma atenção especial. E você sabe como agir?

A Psicóloga Ana Paula Schneider, integrante da Clínica CliniCare, em entrevista para a Rede Costa Oeste de Comunicação, faz o alerta: “nem todo sorriso quer dizer felicidade. A depressão é como uma montanha-russa, entre altos e baixos.” Estatisticamente é comprovado que quem já cometeu tentativa de suicídio é propenso a tentar novamente.

As pessoas que estão com depressão demonstram sinais, como mudança de comportamento, falta de esperança, negatividade, necessidade de ficar só, desleixo, entre outros. É de suma importância que os familiares, amigos e pessoas próximas estejam preparados para decifrar os sinais.

O caso de depressão é tão sério que a Organização Mundial da Saúde - OMS considera a redução da mortalidade por suicídio prioritária como meta global. A meta foi incluída como indicador nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ouça abaixo as orientações e dicas da psicóloga Ana Paula Schneider, especialista em Análise do Comportamento.

Fonte: Tatyelle Schunemann