106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na correria do dia a dia muitas vezes não nos atentamos aos sinais que as pessoas que nos cercam dão sobre depressão. Com certeza alguém chegou para você e falou uma das seguintes frases: “quero sumir”, “para mim nada dá certo”, “só nasci para sofrer”, “vou deixar vocês em paz”, essas e entre outras frases são sinais de que a pessoa precisa de uma atenção especial. E você sabe como agir?
A Psicóloga Ana Paula Schneider, integrante da Clínica CliniCare, em entrevista para a Rede Costa Oeste de Comunicação, faz o alerta: “nem todo sorriso quer dizer felicidade. A depressão é como uma montanha-russa, entre altos e baixos.” Estatisticamente é comprovado que quem já cometeu tentativa de suicídio é propenso a tentar novamente.
As pessoas que estão com depressão demonstram sinais, como mudança de comportamento, falta de esperança, negatividade, necessidade de ficar só, desleixo, entre outros. É de suma importância que os familiares, amigos e pessoas próximas estejam preparados para decifrar os sinais.
O caso de depressão é tão sério que a Organização Mundial da Saúde - OMS considera a redução da mortalidade por suicídio prioritária como meta global. A meta foi incluída como indicador nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ouça abaixo as orientações e dicas da psicóloga Ana Paula Schneider, especialista em Análise do Comportamento.
Fonte: Tatyelle Schunemann