106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar autuou ao longo do vazio sanitário da soja 224 proprietários rurais por não cumprirem o período de recesso do cultivo da oleaginosa no estado.O vazio sanitário tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença.
No Paraná o período foi de 10 de junho a 10 de setembro. De acordo com Marcilio Martins Araújo, Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, o volume de autuações nesse ano foi bem superior ao de 2018, quando apenas 30 autuações foram realizadas em todo o estado. Segundo Marcilio, nesse ano foi bem maior devido às condições climáticas que desfavoreceram principalmente produtores das regiões sudoeste e oeste do Paraná. (Áudio 1)
De acordo com o gerente da Adapar a maioria das autuações foram aplicadas nas regiões oeste e sudoeste do estado. (Áudio 2)
Marcilio destaca que os produtores que de alguma forma atenderam a notificação e eliminaram a plantação não serão multados. (Áudio 3)
Fonte: CBN