Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casa de Custódia em São Miguel divide opiniões e deverá ser tema de Audiência Pública

Construção foi discutida nesta segunda-feira, 23, em reunião entre vereadores e prefeitura

  • 23/09/2019
  • Foto(s): Assessoria
Casa de Custódia em São Miguel divide opiniões e deverá ser tema de Audiência Pública

No último dia 13 de setembro foi anunciada a possiblidade da construção de uma Casa de Custódia em São Miguel do Iguaçu, após reunião entre representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, além do DEPEN (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná) e Corpo de Bombeiros.

A unidade de detenção provisória teria capacidade para abrigar entre 500 e 750 presos e resolveria o problema de superlotação nos setores carcerários da Delegacia da Polícia Civil de São Miguel e também de municípios da região.

O anúncio acabou causando muita polêmica na cidade e os moradores divergem sobre a possibilidade de construção.

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Casa de Custódia foi tema de uma reunião na Câmara Municipal entre o prefeito Claudio Dutra, o vice-prefeito Albino Bissolotti, e os nove vereadores. A construção só será autorizada se houver aprovação dos edis através de um Projeto de Lei que deverá tramitar na Casa em breve.

O vice-presidente da Câmara, Vereador Professor Ari, destacou que até mesmo entre os vereadores há divergência de opinião sobre o assunto, com alguns sendo a favor e outros contra.

Segundo ele, antes de o projeto tramitar na Casa de Leis, os edis irão fazer visitas às cidades onde já existem unidades como esta e uma Audiência Pública deverá discutir o assunto. Um plebiscito, inclusive, não está descartado.

A construção da Casa de Custódia é defendida pelo Executivo e também pelo Judiciário e está ligada a uma série de investimentos no município.

Inclusive, o Juiz Titular da Vara Criminal e Anexos e Diretor do Fórum, Dr. Ferdinando Scremin Neto, divulgou um artigo em que defende a unidade.

Entre os investimentos previstos como consequência, está a construção de uma nova sede do Fórum, para o quartel do Corpo de Bombeiros e a instalação de uma base de operações da Polícia Civil, conforme explica o Secretário Municipal de Administração, Valdecir Simão Lago, que defendeu a Casa de Custódia em material divulgado pela assessoria de imprensa.

Ouça no áudio abaixo:

Fonte: Gerson Kaiser