Das 592 famílias cadastradas em Santa Terezinha de Itaipu, aproximadamente 30% dos beneficiários do Programa Bolsa Família não compareceu aos locais de pesagem nos bairros. No município, a ação desenvolvida pelos funcionários das unidades básicas de saúde encerrou na última sexta-feira (8). A avaliação do peso e medida é obrigatória nas crianças de até sete anos e mulheres de todas as idades, e deve ser feita duas vezes ao ano. As famílias que não fazem a atualização podem ter o benefício suspenso.
A responsabilidade pelo acompanhamento dos indicadores de saúde de cada beneficiário é das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social. Entretanto, a família que recebe o auxílio assume o compromisso de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Mulheres em qualquer idade também devem fazer o acompanhamento. Gestantes ou nutrizes devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da saúde do bebê.
As famílias que perderam a primeira etapa da avaliação do peso e media do programa Bolsa Família devem agora procurar a unidade de saúde do bairro onde mora. A orientação é que isso seja feito o quanto antes para que o benefício social não seja bloqueado. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.
Fonte: Assessoria