106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está realizando nesta quarta-feira (25) em Medianeira, o Encontro Paranaense de Vigilância e Prevenção da Raiva, na Associação Recreativa Lar.
O encontro é parte de uma série de eventos que ocorrerão nesta semana para lembrar 28 de setembro como Dia Mundial contra a Raiva. A solenidade terá participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, que abordará a vigilância e prevenção da doença. Toda a comunidade urbana e produtores rurais são convidados.
Um dos objetivos do encontro é esclarecer a tarefa que cada um tem no combate à doença. Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias. Este ano, das 226 coletas feitas pelos técnicos da Adapar, 75 resultaram positivas.
A raiva é uma doença endêmica na América do Sul, que pode ser transmitida pela saliva de um mamífero infectado. A morte é inevitável em praticamente todos os casos de comprovação da enfermidade.
O Diretor presidente da ADAPAR, Otamir César Martins, abriu o encontro e destacou o trabalho que está sendo feito para combater focos de raiva no Estado. (Áudio 1)
Já o Supervisor Regional da Adapar, que abrange 32 municípios do Oeste, Juliano Moura Silva, destaca a preocupação da Adapar em levar informações aos produtores e lideranças sobre o controle da doença transmitida pelo morcego hematófago. (Áudio 2)
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: João Hermes