106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Juiz Titular da Vara Criminal e Anexos e Diretor do Fórum de São Miguel do Iguaçu, Dr. Ferdinando Scremin Neto, recebeu a equipe de reportagem da Rede Costa Oeste de Comunicação para falar sobre a possível construção de uma Casa de Custódia no município.
O magistrado destacou a necessidade da construção da unidade prisional provisória para destinação dos presos que estão nas delegacias, em locais superlotados, colocando em risco a população em geral.
Dr. Ferdinando respondeu sobre a possibilidade de a superlotação nas cadeias ser ‘transferida’ para a Casa de Custódia ou não, sobre qual a chance de o local virar uma penitenciária no futuro e mais uma vez lembrou os demais investimentos em segurança que viriam junto com a obra.
Muitos moradores demonstraram preocupação, temendo uma desvalorização de terrenos no município e na região da unidade, e o magistrado respondeu dizendo que ‘se alguém tiver terreno a preço de banana porque tá perto de presídio me avisa que vou comprar’.
O Juiz afirmou ainda que a população não terá seus atendimentos de saúde prejudicados por conta da unidade, pois a Casa de Custódia terá ambulatório próprio para atendimento dos detentos e os casos mais graves continuarão sendo enviados para tratamento em Foz do Iguaçu ou para o Complexo Médico Penal, em Pinhais.
Fonte: Gerson Kaiser