Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com manifestação, Audiência Pública debate instalação da Casa de Custódia em São Miguel

Moradores fizeram uma manifestação no lado externo do Fórum

  • 01/10/2019
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Com manifestação, Audiência Pública debate instalação da Casa de Custódia em São Miguel

Na manhã desta terça-feira, 01, foi realizada uma Audiência Pública no Fórum de São Miguel do Iguaçu para debater a instalação de uma Casa de Custódia no município. A reunião foi convocada pelo Poder Judiciário após a grande repercussão do assunto.

Os trabalhos da Audiência foram conduzidos pelo Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Pedro Gabriel Hayashi Almeida Machado, e pelo Juiz Titular da Vara Criminal e Anexos e Diretor do Fórum, Dr. Ferdinando Scremin Neto.

Durante a reunião, foram apresentados os posicionamentos favoráveis e contrários à construção, através das autoridades presentes.

De acordo com o promotor, Dr. Pedro Gabriel, já estava prevista a realização de uma reunião sobre segurança com a participação dos vereadores, polícias e Conselho de Segurança, organizada pelo Ministério Público, mas devido a grande repercussão da possibilidade de construção da Casa de Custódia, a reunião foi ampliada para Audiência Pública.

Dr. Ferdinando fez uma avaliação positiva da Audiência e reforçou que é preciso encontrar uma solução para a superlotação no setor de carceragem da delegacia.

Devido ao espaço limitado do salão do júri, foram distribuídas senhas para a entrada dos participantes. Muitas pessoas ficaram fora e, como citado pelo juiz, no lado externo do Fórum, foi realizada manifestação contra a Casa de Custódia. Inclusive, comerciantes fecharam suas lojas durante a reunião.

Participando do manifesto estava Ademir Reis, gerente de um supermercado, que falou sobre a movimentação.

O advogado Juliano Januário Barbiero esteve junto com os moradores e questionou a realização da Audiência Pública.

Na última semana, a Administração Municipal publicou no Diário Oficial Eletrônico um decreto que declara de Utilidade Pública um terreno de 40 mil metros quadrados na região da Comunidade Nova Roma, nas proximidades da praça de pedágio, para ser utilizada em uma possível construção.

 

Apesar de já ter definido o local para instalação da Casa de Custódia, o prefeito Claudio Dutra destacou que o projeto ainda está em discussão.

A construção da unidade prisional provisória depende ainda da elaboração de um Projeto de Lei por parte do Executivo e discussão/aprovação do Legislativo.

A Rede Costa Oeste de Comunicação fez transmissão ao vivo da Audiência.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Gerson Kaiser