Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reunião em Brasília decide sobre edital da ponte entre MS e Paraguai

A exemplo da Ponte da Integração, a ponte sobre o Rio Paraguai também será financiada totalmente pela Itaipu Binacional.

Reunião em Brasília decide sobre edital da ponte entre MS e Paraguai

O diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, general Luiz Felipe Carbonell, participa em Brasília, nesta terça-feira (1), da 1ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai para a construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai.

A exemplo da ponte sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (PY), a futura ligação sobre o Rio Paraguai será financiada totalmente pela Itaipu Binacional.

Segundo o general Carbonell, essa reunião é um ponto fundamental para formatar os trabalhos e dar início ao processo da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, uma obra que mais uma vez integrará os dois países irmãos, com recursos da usina.

A reunião ocorre no Ministério de Relações Exteriores e é conduzida pela embaixadora Eugênia Barthelmess, diretora do Departamento de América do Sul, e por sua contraparte, a embaixadora Glória Amarilla, diretora geral de Comércio Exterior do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

A primeira reunião da Comissão Mista encomendará os estudos preliminares necessários à elaboração do edital de licitação da obra e definirá outras questões, como a criação de um centro integrado de controle aduaneiro e o estabelecimento de mecanismos de cooperação nas questões tributárias e de migração a serem contemplados na fase de construção.

A declaração presidencial conjunta entre Brasil e Paraguai, assinada pelos presidentes dos dois países em 21 de dezembro de 2018, em Foz do Iguaçu, atribuiu o financiamento da ponte sobre o Rio Paraguai à margem paraguaia de Itaipu. Em contrapartida, o financiamento da ponte sobre o Rio Paraná, cuja construção teve início em 30 de julho do corrente ano, está sob o encargo da margem brasileira de Itaipu.

Com as duas novas pontes, a Itaipu contribui com infraestrutura básica para que Brasil e Paraguai possam ampliar o comércio entre ambos e, também, com outros países da região, a partir da sonhada criação do corredor bioceânico, ligando os portos de Santos e Paranaguá, no Brasil, aos do Chile.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, afirmou que as duas pontes são obras tão importantes que simplesmente mudarão a configuração econômica de diversas regiões beneficiadas com a conexão bioceânica, possibilitando ampliar as trocas de países vizinhos e, ainda, permitir que a produção de soja e de carne do Brasil, por exemplo, cheguem a custo mais baixo aos mercados asiáticos. "Este será um grande legado da Itaipu para o futuro de nossos países", disse.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Assessoria