106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na hora de falar de saúde do sangue, existem sempre dois problemas que milhões de pessoas devem batalhar todos os dias: o colesterol e a diabetes. Mesmo que estas doenças possam ser controladas, é necessário antes de tudo um compromisso por parte dos pacientes. Assim, deve-se cuidar ao máximo da alimentação, vigiando de forma regular os níveis de açúcar no sangue no caso da diabetes. Podemos dizer que os atuais estilos de vida e uma nutrição de baixa qualidade que muitas pessoas tendem a ter, são dois desencadeantes chave destas doenças, nas quais a informação não parece ser, no momento, suficiente. No entanto, a supervisão médica e o esforço diário por parte destes pacientes pôde dar a ele uma excelente qualidade de vida. É por isso, e com a finalidade de trazer uma pequena ajuda cotidiana, que desejamos mostrar um alimento quase mágico que pode ajudar a manter os níveis de colesterol ruim (LDL) baixos, assim como reduzir o nível de açúcar do sangue. E, então, você consegue adivinhar qual é este alimento tão especial? A canela.
A canela, benéfica para a saúde do sangue
Medição da diabetes no sangue, que pode melhorar com o consumo de canela
A Sociedade Americana de Diabéticos realizou um interessante estudo onde foi concluído que este tempero obtido de uma árvore de folha perene (a Cinnamomum verum) é ideal para regular o nível de glicose no sangue e os lipídeos em pessoas com diabetes do tipo 2.
Veja agora todos os dados deste interessante trabalho:
A canela, um milagre para a saúde
De acordo com o estudo publicado no Diabetes journal, consumir entre 1 e 6 gramas de canela por dia irá ajudar nos seguintes aspectos:
Reduzir o nível de colesterol mau LDL;
Diminuir o nível de glicose no sangue, melhorando, assim, o estado das pessoas com diabetes tipo 2;
Estes benefícios serão visíveis sempre e quando seguirmos uma alimentação adequada, e a canela for um complemento diário incluído na dieta.
Leia também 8 infusões para reduzir o colesterol.
Além da canela, existem outros temperos benéficos
Assim como o estudo indica, o cravo-da-índia, a cúrcuma e o louro também são excelentes na redução do nível de glicose do sangue e equilibrar o colesterol;
Estes produtos naturais nos ajudam a melhorar o metabolismo da glicose, bem como a condição geral dos pacientes com diabetes;
Além disso, outros alimentos como o melão amargo, o ginseng coreano, a cebola ou o alho também são perfeitos para tratar este tipo de problema, já que são ricos em ácido alfa-lipóico, cromo, magnésio, zinco e vitaminas B3, E e K.
Mas, atenção! A canela por si só não pode substituir qualquer medicação. Isso porque a canela é apenas um complemento diário; um recurso adequado para ser usado na alimentação diária e da qual podemos nos beneficiar para ter uma melhor qualidade de vida.
Como podemos nos beneficiar da canela para reduzir o colesterol ou controlar o nível de açúcar no sangue?
Chá de canela
No dia a dia podemos incluir a canela de forma natural no café da manhã ou mesmo nas outras refeições. Podemos consumir por dia entre 1 a 6 gramas de canela, o que nos oferece uma gama muito grande de possibilidades.
Sendo assim, recomendamos esta simples e deliciosa infusão. Tome nota:
Ingredientes
6g de raminhos de canela
3g de cravo-da-índia
500ml de água
Uma colher de mel (25g)
Modo de preparo
Primeiramente, comece esquentando os 500ml de água;
Assim que ferver, adicione a canela, os cravos e a colher de mel;
Então, desligue o fogo e deixe repousar por pelo menos uma hora
Depois, coloque o conteúdo em uma garrafa de vidro e deixe em temperatura ambiente;
Como consumir?
O mais adequado é tomar um primeiro copo em jejum, e outro 15 minutos depois de sua refeição principal do dia. Você pode fazer isso ao longo de 4 dias e descansar 10;
Desse modo, você conseguirá regular o nível de glicose no sangue. Nos dias em que não estiver seguindo o tratamento, inclua a canela em seus pratos: em uma tigela de aveia, no iogurte natural ou nas sobremesas, por exemplo. Lembre-se da quantidade ideal, que está entre 1 a 6 gramas por dia.
Aspectos que devemos levar em consideração
Embora seja benéfica, consumir um pouco de canela por dia não substitui nenhum medicamento;
Pergunte ao seu médico sobre a segurança em tomar esta infusão;
Não tome esta infusão se tiver úlceras intestinais;
A canela é um estimulante, por isso, se você tiver algum problema cardíaco como hipertensão, deverá regular seu consumo;
A canela é um antibiótico natural, então, se você estiver tomando algum tipo de medicação com princípios similares, pode existir um risco. Assim, evite esta infusão se já seguir algum tratamento;
Nunca consuma mais do que 6 gramas por dia. E, cuidado! Se tiver dor abdominal, suspenda o tratamento.
Compre sempre canela da melhor qualidade, pois os benefícios para a sua saúde dependerão sempre da qualidade do produto. Sendo assim, consulte sua loja de produtos naturais.
Fonte: Melhor com saúde