Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em ano seco, Itaipu atinge a marca de 60 milhões de MWh, nesta quinta-feira (3)

A produção parcial de 2019, nesse nível, foi possível graças ao desempenho das unidades geradoras e ao aproveitamento quase total da água que chega à usina.

  • 03/10/2019
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
Em ano seco, Itaipu atinge a marca de 60 milhões de MWh, nesta quinta-feira (3)

A usina de Itaipu atinge, nesta quinta-feira (3), a produção acumulada de 60 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2019 – equivalente ao consumo de eletricidade do Brasil inteiro por 46 dias.

Segundo o diretor técnico executivo, Celso Torino, este é um ano difícil para o setor da hidroeletricidade, com afluências abaixo da média histórica. “Mesmo assim a Itaipu vem conseguindo manter uma produção considerada relevante para os Sistemas Interligados Brasileiro e Paraguaio, face ao desempenho da usina e ao aproveitamento máximo de toda a água que chega ao seu reservatório”, avalia.

Em 2019, o fator de capacidade operativa, por exemplo, que mede a quantidade de água turbinável que efetivamente gerou energia, chega a 99,08%. O índice de disponibilidade das unidades geradoras é de 97,53% – superior à meta da área técnica da usina, que é de 94%.

A indisponibilidade forçada das unidades geradoras, que mede a indisponibilidade dos geradores face a falhas técnica ou humanas, teve índice de 0,09% - ou seja, quase zero. A referência da área técnica para este indicador é inferior a 0,5%.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, elogiou a equipe responsável pela produção, produtividade e segurança operacional da usina, o que inclui todos os setores da Técnica, e disse que a produção de 60 milhões de MWh atingida nesta quinta é resultado "de melhorias e aprimoramentos adotados cada vez que um problema aparece. Nosso time binacional é incansável na busca de soluções", afirmou.

À esquerda está o general Joaquim Silva e Luna; à direita, Celso Torino.

À esquerda está o general Joaquim Silva e Luna; à direita, Celso Torino.

Comparativos

Além de representar 46 dias de consumo de eletricidade no Brasil inteiro, a produção parcial da Itaipu em 2019 (60 milhões de MWh) também pode representar 5,5 meses de consumo do Estado de São Paulo; 1,5 ano da cidade do Rio de Janeiro; e nada menos que o consumo anual de 106 cidades com tamanho equivalente ao de Foz do Iguaçu.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Assessoria Itaipu