106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No próximo domingo (6) serão eleitos os novos conselheiros tutelares de todo o País. No Paraná o pleito é realizado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de cada município e fiscalizado pelo Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas nas comarcas de todo estado.
Grande parte das regras do direito eleitoral se aplica à votação, como a proibição de boca de urna e transporte de eleitores, por exemplo. Segundo o presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Thiago Ferro, o voto para a escolha do conselheiro tutelar não é obrigatório, mas é importante. (Áudio 1 )
De acordo com Thiago Ferro, os conselheiros atuam no atendimento e aconselhamento de famílias, buscando garantir os diretos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas, negligência e violências física, emocional e sexual. (Áudio 2)
Também é papel dos conselheiros demandas como vagas em creches, inclusão em programas de contra turno escolar e a garantia de atendimento médico, além de orientação do poder público e participação da proposta orçamentária.
No Próximo domingo, pode votar qualquer cidadão com mais de 16 anos que possua título de eleitor vigente. É preciso levar um documento de identificação com foto. A votação acontece das 8h às 17h em locais já definidos por cada município.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: Band FM