106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Dia das Crianças está chegando na próxima semana, no dia 12 de outubro, e o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná chama a atenção de pais e responsáveis pela compra do presente para os filhos, netos, sobrinhos, e outros, para que observem algumas dicas ao escolher um brinquedo, priorizando a segurança e a saúde das crianças.
A primeira dica é observar se o brinquedo é um produto certificado, que deve trazer o Selo de Identificação da Conformidade, aquele que contêm a marca do INMETRO, caso contrário, além de serem produtos ilegais, que não podem ser comercializados no país, são brinquedos que podem colocar em risco a saúde a segurança das crianças. A faixa etária a que se destina é outro item importante a ser observado.
Segundo o presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, esses brinquedos irregulares podem colocar em risco a saúde a segurança das crianças, pois um brinquedo fabricado sem obedecer as normas de segurança podem conter, por exemplo, uma tinta imprópria para brinquedos, ou mesmo possuir componentes que contaminariam o organismo do seu filho quando estiver brincando.
O gerente de Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, ressalta ainda que os brinquedos que estão fora da conformidade, e não possuem o selo do INMETRO, podem conter partes pequenas que ao se desprender a criança acaba engolindo, ou mesmo inaladas, causando sufocamento. Partes cortantes podem ferir as crianças, brinquedos sem a certificação podem propagar chamas, ou emitir ruídos exagerados, e devem ser evitados.
Nacionais ou Importados - Essas regras, segundo regulamento do INMETRO, devem ser cumpridas para todos os brinquedos nacionais e importados, ou seja, que sejam certificados. Além disso, o consumidor deve exigir sempre a nota fiscal do produto, porque em caso de vício e/ou defeito do produto, o cidadão poderá exigir seus direitos.
O selo do INMETRO deve estar sempre visível, impresso na embalagem ou gravado no produto, ou na etiqueta afixada no produto. A embalagem deve trazer informações sobre o seu conteúdo, instruções de uso, de montagem, informações sobre a faixa etária a que se destina, os riscos, e dados do fabricante, como CNPJ e endereço.
Os brinquedos importados também devem ser submetidos aos ensaios em laboratórios acreditados pelo INMETRO, e também devem trazer o selo de identificação da conformidade, ou Selo do INMETRO, assim como todas as informações presentes na embalagem e no manual de instruções em língua portuguesa.
Responsabilidade dos pais e responsáveis - Outra dica que o IPEM-PR oferece aos pais e responsáveis é que, ao presentear seus filhos com um brinquedo, a sua responsabilidade não para por aí! Os brinquedos devem ser inspecionados regularmente a procura de danos ou potenciais riscos, como arestas e pontas afiadas. Embora a certificação do INMETRO preveja essas situações, os brinquedos certificados pelo INMETRO e orientado na correta faixa etária são ensaiados, inclusive após o abuso razoavelmente previsível das crianças, ou seja, mesmo depois de quebrado, comenta o gerente Tamari.
Brinquedos com correntes, tiras ou cordas com mais de 15 cm devem ser evitados. Balões ou bexigas são considerados brinquedos, mas a sua utilização por criança precisa ser supervisionada, evitando o risco de engasgamento e asfixia. Retire a embalagem do brinquedo e sacos plásticos antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento.
OUVIDORIA IPEM-PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102 ou pelo através do site do IPEM-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.
Fonte: Assessoria IPEM PR