Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

4 remédios caseiros para equilibrar o pH vaginal

4 remédios caseiros para equilibrar o pH vaginal

Algumas das causas de desequilíbrio do pH vaginal são as duchas vaginais, o uso de desodorantes, problemas hormonais derivados da menopausa, bem como outros motivos que nada têm a ver com doenças de transmissão sexual. Em todos estes casos, os remédios caseiros que mencionaremos a seguir serão de grande ajuda.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um excelente remédio que não só serve para equilibrar o pH vaginal. Além disso, sua composição ácida é muito eficaz para lidar com as bactérias e os vírus, evitando sua proliferação descontrolada.

Vinagre de maçã para vaginite

Para que comece a surtir efeito, recomenda-se fazer uso do vinagre de maçã ao menos duas vezes na semana durante o primeiro mês. Logo após esse tempo, é possível ir reduzindo a frequência. A melhor maneira de usar este remédio natural para a vagina é a seguinte:

Primeiramente, coloque um recipiente com água para ferver.
Em seguida, quando estiver no ponto de fervura, adicione 2 a 3 colheres de vinagre de maçã.
Deixe ferver por uns 2 minutos e retire do fogo.
Posteriormente, coloque o recipiente ou a água fervendo em uma bacia.
Sente por cima durante uns 5 minutos sem que a água toque na pele.

Óleo de árvore do chá para equilibrar o pH vaginal

O óleo de árvore do chá também é um dos remédios caseiros para equilibrar o pH da vagina que tem muitos outros usos. As propriedades que o tornam essencial é que é antifúngico e antibacteriano. Além disso, a maneira de utilizá-lo é diferente do remédio anterior:

Em primeiro lugar, pegue um absorvente interno ou uma esponja menstrual.
Em seguida, coloque em um recipiente um pouco de água e algumas gotas de óleo de árvore do chá.
Depois, submerja o absorvente ou a esponja na mistura e o introduza na vagina.
Por fim, deixe o absorvente durante toda a noite.
Este procedimento deve ser conduzido, no máximo, duas vezes no mês. Se a ideia do absorvente interno não agrada, existe outra opção. Dilua as gotas de óleo de árvore do chá em água morna e lave-se uma vez por dia com a mistura, pelo menos durante uma semana. Em seguida, poderá espaçar seu uso.

Óleo de coco

O óleo de coco é muito benéfico. Costuma ser utilizado com finalidades estéticas, para devolver o brilho do cabelo ou, ainda, para hidratar a pele seca. No entanto, também pode ajudar a recuperar uma boa saúde vaginal caso o seu pH esteja desequilibrado. Para obter seus benefícios siga os seguintes passos: Como no caso anterior, pegue um absorvente interno ou uma esponja menstrual.
Em seguida, empape-o com o óleo de coco puro, por isso que não é necessário água.
Introduza o absorvente ou a esponja na vagina.
Depois de 2 horas poderá retirá-lo.
Como pode ver, este remédio não requer uma noite inteira para fazer efeito. Graças ao óleo de coco, os fungos e as bactérias se manterão bem longe da vagina. Além disso, poderá usá-lo diariamente ou, no mínimo, 3 vezes na semana.

Alho para equilibrar o pH vaginal

O alho é o último dos remédios caseiros para equilibrar o pH da vagina, no entanto, não é apto para todo mundo. O motivo está no fato de poder irritar a vagina devido ao quão forte é. Nestes casos, ao invés de aplicá-lo, é possível ingeri-lo nos alimentos sempre que puder. Caso contrário, o procedimento será o seguinte:

Primeiramente, pegue um dente de alho, limpe-o e o introduza na vagina.
Se isso não o convence, é possível triturá-lo e aplicar a pasta. Deixe-o agir durante a noite. Caso sofra com infecções vaginais com frequência ou tenha problemas com os fungos, convidamos a provar estes remédios caseiros e que consulte com o ginecologista qual é o melhor tratamento para o seu caso particular. Mas, insistimos que o último, com o alho, é muito irritante. Por isso, caso tenha a vagina irritada ou inflamada por qualquer motivo, é melhor que somente teste as opções anteriores.

Fonte: Melhor com saúde