106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O início da safra de soja 2019/20 está bastante complicado em vários municípios da região Oeste. Isso porque, as chuvas ainda não se regularizaram e aqueles produtores que arriscaram plantar esperando a vinda das chuvas, já correm o risco de ter prejuízo, inclusive com replantios em algumas áreas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, alguns produtores do município arriscaram a semeadura logo na primeira quinzena de setembro, e esses são os mais prejudicados, que devem necessitar fazer o replantio. Já aqueles que plantaram esperando a chuva prevista para a semana passada, apresentam germinação bastante irregular, uma vez que as precipitações ficaram entre 20 e 50 mm acumulados, volume a baixo do que era previsto.(Áudio 1 )
Com 50% da área semeada, o município aguarda agora a regularização das chuvas para poder finalizar o plantio e garantir um bom desenvolvimento das áreas. De acordo com Rosset, o mês de outubro ainda é uma ótima janela para o desenvolvimento da soja, mas ainda é impossível prever qual será a situação da produtividade nesta safra. (Áudio 2 )
Diante disto, os produtores de Guaíra não estão buscando oportunidades para negociar a produção antecipadamente, já que não é possível garantir como será o plantio e a produção neste momento.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: Notícias Agrícolas