106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após serem notificados sobre uma reintegração de posse, cerca de 150 famílias instaladas na "Curva do Ogregon”, às margens da PR 317 em Santa Helena, estão deixando a área. Os moradores recebem o auxílio da prefeitura para transportarem seus pertences e se retirarem do local.
Até esta quinta-feira (17), aproximadamente 50% das famílias que ali estavam já se mudaram e muitos estão migrando para Luz Marina, distrito do município de São Pedro do Iguaçu. Uma empresa contratada pela Itaipu realiza o processo de limpeza do local com o auxílio de caminhões e maquinários. A área pertencente a Itaipu Binacional será reflorestada.
A notificação ocorreu no último dia primeiro de outubro, ordenada pelo Juiz da 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu que determinou a reintegração de posse de todas as edificações feitas a menos de um ano, autorizando a demolição de casas desocupadas e em construção e a Itaipu a cercar a área desocupada para evitar maiores conflitos.
A ocupação segundo dados da Itaipu, iniciou em 2015 e o número de unidades familiares tem crescido. Desde novembro de 2018, houve aumento de 2.000 m² de área desmatada, uma média de 32 m² de supressão de mata por dia. A notificação foi cumprida por Oficiais de Justiça acompanhados de vários órgãos de segurança pública.
Durante a ação, os moradores foram identificados e intimados a comparecer na audiência que será realizada no dia 03 de fevereiro de 2020. Caso não ocorra a desocupação dentro do prazo, o Oficial de Justiça determinará a reintegração da área com o apoio da autoridade policial.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: Rodrigo Cardoso