Suplentes de vereadores de Itaipulândia tomaram posse na noite desta sexta feira (15), por determinação da Justiça. Eles vão substituir os oito vereadores presos pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) pela farra das diárias.
O plenário da câmara ficou pequeno para os moradores e autoridades da cidade na posse dos suplentes. Todos queriam ver os novos membros do legislativo que terão a missão de reativar a casa.
Como único vereador não envolvido na farra das diárias e sem problemas com a justiça, Roberto Piano, do PT, assumiu a presidência da casa.
Um a um, os oito novos vereadores foram chamados para tomar posse.
Adair dos Santos (PSL), Claudinei Beuren (PV), Geni Basso (PR), Jandir Antonio Rossi (PR), Liane Gasparini (PDT), Marcos Paulo Coradini (PMN), Marineide Trojack (PSC) e Sandra Marcon (PDT), assumiram os cargos vagos.
Nos discursos falaram pouco e evitaram fazer comentários sobre os vereadores presos.
Os novos vereadores tomaram posses não sabem se ficam até o final desta legislatura, porque os vereadores presos ainda podem conseguir na justiça o direito a liberdade e o retorno a Câmara. O prefeito da cidade espera que com a Câmara recomposta, os projetos parados sejam encaminhados.
O novo presidente da câmara entende a pressa do prefeito, mas já adiantou que vai precisar pelo menos de uma semana para organizar as comissões e explicar os trâmites da casa aos novos companheiros e isso se uma nova decisão da justiça não mudar tudo de novo.
Fonte: Catve