Aconteceu na noite desta sexta-feira (15) uma Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Itaipulândia. Nela, oito vereadores suplentes assumiram os cargos legislativos municipais provisoriamente. A nova mesa diretora também foi eleita.
Após o escândalo das diárias, oito vereadores foram presos e afastados provisoriamente dos seus cargos. Roberto Piano (PT-PR), o único vereador que não teve a prisão decretada, assumiu a Presidência da casa de leis itaipulandiense e convocou os vereadores para assumir os cargos vagos.
A Câmara de Vereadores estava lotada. A população de Itaipulândia acompanhou em peso os novos vereadores assumirem o legislativo. Após a posse, foi feita a eleição da nova mesa diretora. Depois das solenidades, os vereadores subiram a bancada para dizer algumas palavras a população. Não houve votação de nenhum projeto na noite de hoje. Os novos vereadores são: Adair dos Santos, Claudinei Luiz Beuren, Geni Teresinha Basso, Jandir Antônio Rossi, Liane Kamphorst Gasparini, Marcos Paulo Coradini, Marineide Inês Mielke Lunkes Trojack e Sandra Bombardeli Marcon.
Os vereadores acusados e presos provisoriamente, sairão da cadeia nesse fim de semana. Eles estão sendo acusados por organização criminosa, ameaça e peculato, que é o crime por uso irregular de dinheiro público. O Ministério Público determinou que enquanto a investigação estar em andamento, os acusados ficarão afastados dos seus cargos públicos. Em nota divulgada nessa semana eles alegam inocência e dizem que irão recorrer à decisão da justiça.
A primeira reunião ordinária com os novos vereadores está marcada para segunda-feira (18) às 19h.
Fonte: Radar Oeste