106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No dia 29 de Outubro de 1969, sob a direção das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, começavam as atividades de uma casa hospitalar, inicialmente para atendimentos a gestantes carentes. As irmãs Mariane Weiss e Isabela Schoffen deram os primeiros passos no que se transformou hoje o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, referência regional em atendimento médico-hospitalar.
Hoje são mais de 230 funcionários, contanto com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Psicólogas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, equipe administrativa e auxiliares.
Na noite desta sexta-feira (25), um jantar festivo celebrou os 50 anos do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, com a presença de muitos convidados. Além do corpo médico e de profissionais que atual na instituição.
Números de 2018 mostram que acorreram 800 nascimentos, acompanhados por uma equipe de alto nível; naquele ano ocorreram 11.238 internações, atendidas mais de 40 mil pessoas, sendo que, 60% de tudo isso foram pacientes do SUS. Só na UTI, no ano de 2018 foram mais de 370 internações, números que mostram a importância do Hospital, não somente para Medianeira, como também na região, de acordo com o vice-prefeito de Medianeira, José Vani Grassi, o Neguinho. (Áudio 1)
A Coordenadora Provincial Brasil Sul da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, Irmã Ilca Maria Hendges, esteve presente e acompanhada por um grupo de Irmãs da mesma Provincial, destacou esses 50 anos de história e a presença das religiosas nesse projeto. (Áudio 2)
A história do Hospital, hoje popularmente conhecido como Maternidade, é a soma de pequenos gestos, iniciativas, ações de toda uma sociedade que forma um conjunto de pessoas especiais ao qual homenageamos nesta noite.
São muitos os profissionais envolvidos nesta missão, e todos contribuem para que a estrutura de saúde e o conceito de atendimento hospitalar sejam aprimorados dia após dia, com muito amor e dedicação. A frente da direção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, a irmã Hilda Rodrigues Silveira, destacou essa importante celebração histórica dos 50 anos da presença dele em Medianeira. (Áudio 3)
Fonte: João Hermes