106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após enfrentar muitas dificuldades no início da safra de soja 2019/20, o Paraná recebeu chuvas nos últimos dias e os trabalhos de plantio avançaram para patamares próximos aos registrados na safra passada. Até o início desta semana, 65% da área havia sido semeada, um avanço de 20 pontos percentuais na semana, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Deral - Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
Segundo o economista do Departamento, Marcelo Garrido Moreira, a tendência é de que o plantio siga avançando nesta semana, impulsionados pela manutenção das chuvas. Mesmo assim, a situação da atual safra de soja demanda cautela e atenção por parte do produtor, uma vez que o volume semeado está em linha com a safra passada, mas o ciclo das lavouras segue atrasado. (Ouça o áudio Marcelo Garrido 1 abaixo)
As consequências deste atraso ainda não podem ser mensuradas, mas ainda podem impactar na diminuição de janela ideal de cultivo para o milho segunda safra em 2020, especialmente nas regiões Oeste e Norte do Paraná, que apresentam os maiores atrasos de plantio. (Ouça o áudio Marcelo Garrido 2 abaixo)
Fonte: Com Notícias Agrícolas