106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A produção industrial do Paraná é a maior do Brasil neste ano. Dados do IBGE apontam crescimento de 6,7% até setembro, o melhor resultado desde 2011. No País, o índice ficou negativo em 1,4%. O desempenho paranaense é quase cinco pontos percentuais maior em relação aos números alcançados entre janeiro e setembro de 2018.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná já conta com uma indústria moderna e diversificada, mas o Estado trabalha para ampliar o número de empresas e empregos. Ele destacou que, só neste ano, já são quase 18 bilhões de reais em novos empreendimento produtivos, que deverão gerar 14 mil empregos. (Áudio 1)
Júlio Suzuki Júnior, economista do Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, também ressaltou a confiança do setor empresarial, e lembrou que o Paraná se destaca em diversos setores da produção industrial. (Áudio 2)
O PIB, Produto Interno Bruto do Paraná, cresceu 1,05% no segundo trimestre de acordo com o Ipardes. É a maior taxa de crescimento em dois anos e o dobro do resultado nacional, que teve alta 0,44% no período. Além disso, o Paraná também criou 59.295 vagas formais de emprego entre janeiro e setembro, crescimento de 2,28% no número de vagas abertas no mercado paranaense em relação ao mesmo período de 2018.
Fonte: AEN