106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A destreza e o preparo de um policial militar salvaram a vida de um bebê na manhã desta segunda-feira (11/11), na cidade de Toledo, depois que a criança se engasgou e teve as vias respiratórias obstruídas.
Pouco antes das 8 horas, quando o Sargento Vanderlei Rodrigues preparava-se para sair de casa e ir assumir seu posto de trabalho no 4º Pelotão da Polícia Ambiental, foi surpreendido por sua vizinha, que aflita tocou o interfone de sua residência pedindo por socorro.
A moradora do Jardim Gisela relatava que seu filho de apenas três meses de idade havia engasgado com leite e estava, há alguns instantes, sem conseguir respirar. O militar imediatamente se dirigiu ao local onde estava a criança e encontrou o bebê nos braços do pai, desfalecido e apresentando coloração roxa.
O pai tentava, porém sem sucesso, reanimar o filho. O policial então pegou o neném no colo e iniciou a manobra de Heimlich, que é uma técnica utilizada para induzir a pessoa engasgada a expelir o objeto ou alimento que esteja obstruindo suas vias aéreas.
Após a aplicação da técnica, a criança recobrou a consciência e o policial que a salvou solicitou uma viatura para que fossem a um hospital em busca da avaliação médica necessária nesses casos.
O Dr. Flávio Brenner de Souza atendeu o bebê, o medicou e posteriormente lhe deu alta. A mãe, Luana Thaís Donassolo Veloso, e seu marido ficaram aliviados e, depois dos momentos de desespero, puderam levar o filho a salvo de volta para casa.
O Sargento Adelar Rodrigues comandou por alguns anos o posto da Polícia Militar Ambiental de Santa Helena com sede no Refúgio Biológico até ser transferido para outra cidade.
Fonte: Pig Notícias