106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mudanças aprovadas para o ano letivo 2020 do EJA (Educação para Jovens e Adultos) podem reduzir de 5 para 2 anos o tempo médio de conclusão do curso. Com isso, o estado espera que a procura dos estudantes seja maior no ano que vem. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação por 18 votos 1.
O diretor da Secretaria de Estado da Educação, Raph Gomes Alves, explica que a principal mudança é no formato do EJA. As matrículas deixam de ser feitas por disciplina, e passam a ser feitas por módulos.
As alterações devem reduzir o tempo médio de formação em quase três anos.(Áudio 1)
O diretor de educação da pasta explica que essa era uma demanda a ser atendida pelo estado. De acordo com Raph Alves, a mudança no formato do EJA será o principal atrativo para os jovens e adultos que pretender retomar os estudos no ano que vem. (Áudio 2)
Atualmente, o EJA atende cerca de 130 mil alunos por meio de 238 escolas, além de 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs). No entanto, a Secretaria de Estado da Educação projeta que a demanda não atendida é de pelo menos 500 mil pessoas.
Fonte: Band FM