Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mudanças no EJA reduzem tempo de formação de 5 para 2 anos

Mudanças no EJA reduzem tempo de formação de 5 para 2 anos

Mudanças aprovadas para o ano letivo 2020 do EJA (Educação para Jovens e Adultos) podem reduzir de 5 para 2 anos o tempo médio de conclusão do curso. Com isso, o estado espera que a procura dos estudantes seja maior no ano que vem. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação por 18 votos 1.

O diretor da Secretaria de Estado da Educação, Raph Gomes Alves, explica que a principal mudança é no formato do EJA. As matrículas deixam de ser feitas por disciplina, e passam a ser feitas por módulos.

As alterações devem reduzir o tempo médio de formação em quase três anos.(Áudio 1)

O diretor de educação da pasta explica que essa era uma demanda a ser atendida pelo estado. De acordo com Raph Alves, a mudança no formato do EJA será o principal atrativo para os jovens e adultos que pretender retomar os estudos no ano que vem. (Áudio 2)

Atualmente, o EJA atende cerca de 130 mil alunos por meio de 238 escolas, além de 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs). No entanto, a Secretaria de Estado da Educação projeta que a demanda não atendida é de pelo menos 500 mil pessoas.

Fonte: Band FM