106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18). Entre os dias 18 e 30 de novembro, o foco do Ministério da Saúde estará na imunização de jovens com idades entre 20 e 29 anos. Essa parte da população precisa tomar duas doses da vacina para estar devidamente protegido contra a doença. No Paraná, os jovens formam justamente a faixa-etária mais atingida pelo sarampo.
O diretor do Departamento de Epidemiologia de Curitiba, Alcides de Oliveira, explica que a própria rotina da população mais jovem favorece a exposição ao vírus e o coloca em uma posição de risco. (Áudio 1)
Ele reforça que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo. A imunização é fundamental não apenas para o indivíduo, mas também para a coletividade. Para quem não tem certeza se tomou, ou para quem não tem o comprovante das doses, a orientação é procurar as unidades de saúde do seu município. Se for o caso, a imunização pode ser feita na hora e gratuitamente. (Áudio 2)
Alcides Oliveira esclarece, ainda, que mesmo quem já tomou a vacina pode precisar de uma dose extra. Com as mudanças do calendário vacinal no decorrer dos anos, parte dos jovens com idades entre 20 e 29 anos tomou a vacina contra o sarampo só uma vez. Agora, essa faixa etária precisa, obrigatoriamente, se imunizar em duas fases. (Áudio 3)
Quem tem a partir de 30 anos é considerado imunizado com apenas uma dose. Independentemente da faixa-etária, a vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde. Para ter acesso a dose, basta comparecer ao posto com a carteira de vacinação — quem não tem, pode fazer uma na hora.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, desde que o sarampo voltou a circular no País, o Paraná já registrou 368 casos da doença e outras 631 amostras estão sendo investigadas.
Fonte: Band FM