Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto para instalação de Novo Fórum e Quartel de Bombeiros no Campo Comercial é rejeitado

Projeto de Lei precisava de maioria absoluta de votos e terminou com votação empatada

  • 18/11/2019
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Projeto para instalação de Novo Fórum e Quartel de Bombeiros no Campo Comercial é rejeitado

Após muita expectativa e negociações, o substitutivo do Projeto de Lei 152/2019, que autoriza doação de imóveis para construção do Novo Fórum da Comarca e novo Quartel de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu, foi votado e rejeitado em Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 18.

O projeto visava desmembrar o terreno de 36 mil m² onde hoje está instalado o Campo Comercial, sendo destinados 8 mil m² para o Fórum e 6 mil m² para o Quartel do Corpo de Bombeiros. Nos outros 22 mil m² seria construída uma nova estrutura para o campo.

O projeto foi votado em 1ª discussão precisando de maioria absoluta para ser aprovado, ou seja, precisava 6 votos. A votação terminou empatada em 4x4, com votos favoráveis ao desmembramento dos vereadores Alfredo Junior Mendes (PR), Francisco Machado Mota (SD), Lafaiete Ganda Meira (PSDB) e Vanderlei dos Santos (PSDB).

Foram contrários a proposta os vereadores Ari Luiz Jarczewski (PPL), Boaventura João Manoel Motta (MDB), Eliseu Marciano Presa (PSDB) e Silvio Marcos Murbak (SD). A vereadora Flavia Dartora (Republicanos), que inclusive estava inscrita na hora dos oradores, não compareceu na Sessão.

O advogado Sandro Marcon, que questionou a legalidade do projeto em Sessão realizada no dia 29 de outubro, falou em alegria e preocupação com o resultado, e reforçou que as novas obras podem ser edificadas em outros locais do município.

O projeto substitutivo estava sendo defendido principalmente pelo vereador Vanderlei dos Santos, que inclusive o apresentou em outro momento das discussões. O edil lamentou o resultado.

O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Professor Ari, lembrou a polêmica que o projeto gerou e destacou que um impasse jurídico pesou para a rejeição da proposta.

Ainda durante a Sessão foram votados e aprovados os Projetos de Lei 183 e 185/2019, que autorizam a contratação de profissionais da área de educação no regime de PSS para o próximo ano.

Também iniciou o processo de tramitação o Projeto de Lei 185/2019, para exploração comercial do Terminal Rodoviário Municipal, além de ter sido aprovado o nome do Diretor Presidente da Agencia Reguladora Ambiental de São Miguel do Iguaçu – ARASMI.

Foi aprovada a indicação 79/2019, do vereador Lafaiete Ganda Meira, que pede a manutenção nas estradas do município com reposição de pedra britada e cascalhos.

Também foi aprovada a indicação 80/2019, do vereador Vanderlei do Santos, que requer do prefeito a proibição junto a Sanepar do reajuste das tarifas de água.

Fonte: Gerson Kaiser