106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a chegada do verão, o aumento da temperatura traz também o aumento da procura por locais para se refrescar como rios e lagos. Como todos os anos, a temporada de verão nas praias artificiais no lago de itaipu, no oeste do Paraná, atrai muitos turistas, exemplo de Santa Helena,que possui o maior balneário da costa oeste.
Considerando que ao Corpo de Bombeiros compete atuar na proteção, socorro de emergência e urgência pré-hospitalar, na prevenção e salvamento aquático, algumas orientações são repassadas aos banhistas.
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Helena, 2º Tenente Fabean Augusto Nadolny Batista, é importante que turistas e banhistas estejam atentos a prevenção, que é o principal ponto para evitar afogamentos.
As principais orientações são: Evitar entrar na água quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições, caso encontre alguma criança perdida, leve-a ao posto de guarda-vidas ou outra autoridade competente, não simular afogamentos, não ultrapassar o limite para banho na água e respeitar os guarda-vidas.
Para evitar fatalidades como a registrada no último domingo (17), no balneário Jacutinga, município de Itaipulândia, onde uma criança de apenas 10 anos de idade acabou falecendo ao se afogar, o comandante salienta que é dever dos pais manter a vigilância constante sobre os filhos quando estiverem se banhando em rios, lagos ou piscinas..
Dentre as orientações do Corpo de Bombeiros, também está o cuidado com as sinalizações da praia. O banhista deve sempre observar os avisos de risco colocados nos balneários. Assim irá garantir um momento de lazer mais seguro.
Este ano, a Operação Verão 2019/2020 em todo o estado terá início no dia 20 de dezembro.
Fonte: Rodrigo Cardoso