106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Polícia Civil de Santa Helena alerta a população em geral para um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários e que tem origem a partir de perfis da rede social Facebook.
O golpe tem início quando uma "jovem", bonita, adiciona seu perfil ao dela. Deste ponto, a "suposta jovem" passa a puxar conversa no Messenger do Facebook. Após envolver, seduzir e ganhar a confiança da vítima, a "jovem sedutora" pede para conversar através do aplicativo whatsapp. Aí que vem o perigo.
Com o clima quente das trocas de mensagens picante e fotos íntimas recebidas e enviadas, a vítima passa a receber contatos de um indivíduo que identifica-se como sendo um agente policial do Estado do Rio Grande do Sul e que estaria com denúncias de pedofilia, oriundas de trocas de mensagens através do aplicativo whatsapp, Facebook, etc.
Que a denuncia ocorre por parte dos pais de uma jovem e que através do numeral telefônico chegaram até você (vítima). O "suposto policial" exibe suas mensagens, fotos íntimas, etc, e você (vítima) já temeroso pela situação acaba "entrando" na conversa do policial, que a essa altura, já exibe inclusive um mandado de prisão em seu desfavor.
A vítima todo apavorado pela documentação exibida pelo estelionatário, acaba entrando no golpe, momento este em que o "suposto policial" passa a exigir que para reparar o dano causado a jovem, seja depositado uma quantia "vultuosa" para o internamento e tratamento da menor, caso não queira ser preso e responder pelo crime de pedofilia. Nesta ocasião, você (vítima) deposita o seu dinheirinho, para não ser "preso" ou mesmo processado, porém assim, concretiza-se mais um golpe, aplicado por estelionatários, inescrupulosos e que vem agindo por todo o país.
O Investigador da Polícia Civil de Santa Helena, Adriano Michiyori, orienta a população para que prestem atenção em perfis que são adicionados as redes sociais, se são pessoas conhecidas e de seu meio social realmente, evitem efetuar depósitos sob pressão e que procurem a Delegacia mais próxima assim que tiver qualquer situação semelhante.
Em Santa Helena, pelo menos uma vítima já foi identificada. Há notícias deste mesmo golpe em mais de 5 Estados, sendo também, mais de 50 ocorrências.
Fonte: Rodrigo Cardoso