No município de Serranópolis do Iguaçu as atividades culturais oferecidas pelo poder público são muitas e variam desde instrumentos musicais (viola, violão, gaita, teclado, baixo, violino, etc.), aulas de vocal, coral municipal e danças, como é o caso do Balé e Xiripás.
O grupo Xiripás foi implantado no ano de 2014, com a contratação de um professor e viabilização das estruturas para a realização das primeiras aulas.
No início eram poucos alunos, mas à medida que as aulas foram se tornando frequentes, os adeptos da dança foram aumentando.
Atualmente, participam destas atividades do grupo Xiripás 96 alunos, sendo divididos em 4 turmas. Todas as aulas são nas terças-feiras em horários alternados.
A Administração Municipal é a responsável pela manutenção das atividades através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e do Departamento de Cultura. O professor Patrick Chagas de Lima é o orientador de todas as aulas desde o início do grupo em 2014.
Cada participante colabora na aquisição das vestimentas, sendo esta a forma de parceria e uma espécie de contra partida.
O principal objetivo de oferecer esta oficina cultural é manter as tradições, já que no município a maioria dos habitantes tem ligação com o Rio Grande de Sul. Outra oportunidade aos mais jovens é desenvolver uma atividade no contra-turno escolar.
Todas as 4 turmas mantém ensaios frequentes para apresentações. O grupo está preparado para realizar danças em município da região. Quem tiver interesse em levar o grupo Xiripás para sua cidade poderá entrar em contato com o Departamento de Cultura do município. As apresentações não são cobradas, pois o município oferta o transporte e toda estrutura aos integrantes do grupo.
Quem tiver interesse em participar das aulas pode entrar em contato com o Departamento de Cultura para saber os detalhes. Todos os custos são mantidos pelo município, não sendo cobrada nenhuma taxa dos participantes.
A Administração Municipal agradece o empenho de todos os integrantes e das famílias que sempre apóiam as atividades e incentivam os participantes.
Fonte: Assessoria