Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Municípios do Paraná vão a Brasília contra PEC do Pacto Federativo

A Proposta de Emenda à Constituição pretende acabar com os municípios com até 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total.

  • 25/11/2019
  • Foto(s): Divulgação/Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu
  • Brasil/Paraná
Municípios do Paraná vão a Brasília contra PEC do Pacto Federativo

Prefeitos e vereadores de municípios paranaenses vão até Brasília para tentar convencer o Congresso a derrubar a PEC do Pacto Federativo. A Proposta de Emenda à Constituição pretende acabar com os municípios com até 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total.

No Paraná, 64 cidades cumprem simultaneamente esses dois requisitos e podem ser extintas. Três associações que mantém vínculos com os municípios afetados, realizaram assembleias na última semana e decidiram formar um grupo para trabalhar em conjunto contra a PEC. O principal objetivo é pressionar os 26 senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Congresso, onde a proposta será analisada, para derrubá-la ainda antes do envio ao Plenário.

A princípio, a ida dos representantes paranaenses à capital federal deve acontecer no dia 3 de dezembro. Prefeitos, vereadores e deputados do Paraná são convocados por associações como AMP (Associação dos Municípios do Paraná), CNM (Confederação Nacional de Municípios) e Uvepar (União dos Vereadores do Paraná).

A decisão foi tomada após uma assembleia geral que contou com a presença de 120 prefeitos, vices e parlamentares. Os paranaenses vão reforçar uma mobilização que é nacional. As entidades estaduais decidiram atender ao chamado da confederação nacional, que também está organizada contra a proposta do Pacto Federativo. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, espera ver uma definição sobre o futuro da PEC dos Municípios até o final do ano legislativo. (Áudio abaixo)

O autor da PEC é o senador paranaense Oriovisto Guimarães. A Associação dos Municípios do Paraná espera participar de uma audiência com o parlamentar para expor os argumentos contrários ao pacto que pode riscar do mapa 64 municípios do Paraná. O grupo de prefeitos, vereadores e deputados também deve marcar audiências com os outros dois representantes do estado no Senado, Álvaro Dias e Flavio Arns.

Fonte: Band Fm