Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Baixa do Rio Paraná impede a travessia de balsas entre Guaíra e Paraguai

Caminhoneiros são obrigados a desviar pela fronteira seca, em Mundo Novo-MS.

  • 27/11/2019
  • Foto(s): Reprodução
Baixa do Rio Paraná impede a travessia de balsas entre Guaíra e Paraguai

Por conta do baixo nível da água no Rio Paraná e Lago de Itaipu, (quase 3 metros abaixo do normal) a balsa que liga Guaíra á Salto Del Guairá no Paraguai está parada desde segunda-feira (25). A falta de chuvas na cabeceira do rio e seus afluentes, diminuiu o volume de água, impedindo que a embarcação navegue.

Com isso, os caminhões que transportam os grãos produzidos no Paraguai até o Porto de Paranaguá no litoral paranaense, estão impossibilitados de atravessar pelas balsas, acarretando prejuízos principalmente para as empresas transportadoras. Nesta terça-feira a Receita Federal autorizou o Transito Aduaneiro via Mundo Novo (MS), para chegar à Guaíra e liberar as cargas. Essa manobra aumenta o custo do transporte, mas no momento é a única alternativa.

De acordo com Adenilson Antônio de Souza, gerente da empresa Translago SRL, responsável por fazer a travessia do rio, este já é um problema recorrente; segundo ele, todo final de ano, com a falta de chuva o nível do reservatório do Lago de Itaipu baixa e impossibilita a travessia das balsas. (Ouça o áudio abaixo)

Segundo a Translago, o transporte por balsas ficará suspenso até que o nível do rio aumente em pelo menos meio metro. Para que isso aconteça, é necessário que haja um aumento no volume de chuvas, não só no Paraná, mas também em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, estados que abastecem a cabeceira do Rio Paraná.

Fonte: Enio Manoel

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(44)98456-5935

Cidades relacionadas