O Laboratório Central do Paraná (Lacen) confirmou, nesta segunda-feira (18), a ocorrência de 13 casos positivos de H1N1 dentro da cadeia pública de Cascavel. Com esses resultados, o município registra 17 casos de pessoas que contraíram o vírus da gripe.
A Secretaria de Saúde também está investigando as causas de morte de um preso que morreu após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília. Segundo a direção da delegacia, o detento foi atendido por um médico na carceragem assim que sentiu os primeiros sintomas de gripe forte, e depois levado à UPA. Ele morreu antes da divulgação do resultado de exames coletados na unidade. O homem estava preso há 18 dias.
???A situação da 15ª é preocupante devido as condições higiênico sanitárias. ?? difícil fazer um trabalho preventivo lá dentro porque não tem como fazer separação de presos ou isolamento, devido a estrutura do local???, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica de Cascavel, Beatriz Tambosi.
Para evitar que mais presos e até mesmo funcionários sejam contaminados, o grupo terá prioridade na vacinação que começa na próxima semana com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A 10ª Regional de Saúde informou que está estudando se tomará mais medidas, além da vacinação, para evitar o surgimento de mais casos.
O Departamento de Execução Penal (Depen), que é responsável pelos presos, disse que vai acatar todas as medidas que a Secretaria de Saúde e a 10ª regional tomarem.
Fonte: G1