Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia presidirá Comissão Especial da reforma da Previdência

Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia presidirá Comissão Especial da reforma da Previdência

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), vai presidir a Comissão Especial responsável pela análise da reforma da Previdência do Paraná. O parlamentar escolheu o deputado Tiago Amaral (PSB) como relator dos trabalhos. Devidamente constituída, a Comissão Especial abriu prazo de três sessões, até a próxima terça-feira (03/12), para receber propostas de emendas ao texto-base da PEC.

A Comissão Especial terá até 10 sessões para analisar a proposta, fazer as alterações necessárias, apresentar o relatório e aprovar o novo texto-base. Só depois disso é que a PEC da Previdência será enviada para discussão do Plenário.

O presidente da Comissão, Hussein Backi, afirma que os trabalhos oficiais começam a partir desta quarta-feira (27). (Áudio 1)

Hussein Backi reconhece que o tema é controverso e delicado. O deputado afirma que é dever da comissão ouvir os trabalhadores e defende o diálogo. (Áudio 2)

Além do presidente e do relator, compõem a comissão especial os deputados Luiz Fernando Guerra (PSL), Paulo Litro (PSDB) e Reichembach (PSC).

Além da Proposta de Emenda à Constituição, o governo do Paraná enviou outros dois projetos de lei que alteram as regras para aposentadoria dos servidores estaduais. O objetivo, segundo o governo, é alinhar a legislação do Paraná com as mesmas diretrizes estabelecidas pela reforma da Previdência do governo federal.

O Palácio Iguaçu quer estabelecer uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Ambos devem contribuir por pelo menos 25 anos. A alíquota sobre a folha de pagamento repassada ao Paraná Previdência também deve aumentar de 11% para 14%. Além disso, a partir do ano que vem, passariam a valer regras de transição para quem está entre um regime e outro.

Fonte: Band Fm