Depois de três meses fechado para reforma, o Marco das Três Fronteiras voltou a receber os turistas na manhã desta terça-feira (22). O novo Complexo Turístico Marco das Américas vai integrar o Marco das Três Fronteiras, o Espaço das Américas e futuros atrativos. A cerimônia que marcou o fim da primeira fase das obras foi na noite de segunda-feira (21), com shows culturais no local.
???Está muito melhor!???, admirou-se Otávio Botelho, de Itatiba, São Paulo, que, junto com a esposa, Maria Lígia, visitava o local na manhã desta terça-feira (22) pela segunda vez ??? a primeira foi em 2007. ???Ficou muito bonito!???, elogiou Aparecido Alves, de Osasco, também do interior paulista, que conheceu o marco em 1978, com a esposa, e agora visita o local acompanhado dela e dos netos.
Os elogios dos visitantes não foram gratuitos. Nesta primeira etapa (em fase de conclusão), o atrativo está mais acessível e seguro. Ele recebeu obras básicas, que incluem o centro de visitantes, uma loja de souvenirs, paisagismo, estacionamento, novos banheiros e até um bar: o Boteco Cabeza de Vaca, em homenagem ao primeiro homem branco que passou pelas Cataratas, por volta de 1540. O espaço permanecerá aberto, diariamente, das 10h30 às 20h.
Nas próximas fases, que serão completadas em 2016 e 2017, o Marco das Três Fronteiras será integrado ao Espaço das Américas, uma construção de 1997 que estava abandonada e será transformada em restaurante panorâmico, com vista para os rios Iguaçu e Paraná. Haverá ainda torres temáticas, ligadas por passarelas suspensas, mirantes de observação, áreas de lazer e aventuras para crianças e adultos, píers para passeios de barco, uma vila de entretenimento, alusiva às Missões Jesuíticas, e o Memorial Cabeza de Vaca.
Mais um dia
Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e atual presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a revitalização do Marco das Três Fronteiras, com a criação do Marco das Américas, é a prova que as parceiras entre Fundo Iguaçu, Prefeitura e demais entidades está dando certo. ????? muito gratificante testemunhar a entrega deste novo atrativo, que é um sonho dos iguaçuenses???, disse Piolla, na cerimônia de inauguração, na segunda-feira (22). ???Este atrativo vai fazer que o turista fique pelo menos mais um dia na cidade???.
Adélio Demeteko, gerente-geral da Cataratas S/A, grupo responsável pela concessão do novo espaço, fez uma homenagem à senhora Maria Claudina, que por 47 anos cuidou do Marco das Três Fronteiras e decidiu ceder o local para as melhorias. ???Queremos continuar o que a senhora fazia muito bem???, resumiu Demeterko. ???Só abri mão do marco porque vocês farão um belíssimo trabalho. Todos serão testemunha disso???, contribuiu Maria.
Fonte: JIE