Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Edson Ferreira é o novo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu

  • 19/04/2016
  • Foto(s): Guia SMI
Edson Ferreira é o novo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu
Em Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 18, o vereador Edson Ferreira, o ???Edson do Conselho???, foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu. 
 
Para esta votação, assim como para os trabalhos desde as últimas sessões, devido a uma decisão interna de não caçar o vereador Valdir da Silva ???Pitonho??? que está afastado, oito vereadores estavam aptos para a votação.  Edson conquistou cinco votos. 
 
Votaram a favor de Edson Ferreira os vereadores: Francisco Machado Mota, o ???Chico do Sindicato???, Inésio Sivieiro, Elton Somavila, Marquinhos Murback, além do próprio Edson Ferreira. 
 
Quem também concorreu ao cargo foi a vereadora Cleonice Maldaner, ???Nega da Aurora???, que além do próprio voto, obteve também os votos de Nilton Wernke ???Minino??? e Raulique Farias ???Quéti???.
 
Esta foi a quinta vez que os vereadores do município elegeram um novo presidente desde o início de 2015.
 
Desta vez, a eleição foi realizada devido a uma decisão da justiça de São Miguel do Iguaçu que anulou a eleição do até então presidente Nilton Wernke ???Minino??? para o cargo. Ele assumiu a cadeira após a renúncia do seu antecessor Valdir da Silva ???Pitonho???, que continua afastado da Casa de Leis.
 
Segundo o Nilton Wernke, o afastamento se deu por um entendimento errado do regimento interno por parte da juíza do caso. De acordo com ele, o regimento interno diz que após a renúncia do cargo de presidente, o vice-presidente, no caso ele, teria que convocar uma nova eleição em um período de até cinco dias, mas segundo o vereador, a juíza entendeu que deveria fazer a eleição depois de passados cinco dias.  A renúncia aconteceu em uma sexta-feira e a eleição na segunda-feira subsequente. 
 
???Foi injusta a anulação daquela eleição que eu concorri e fui vitorioso???, declarou Nilton Wernke, que afirmou ainda que está recorrendo da decisão.
 
Eleito novo presidente, Edson Ferreira relatou que encarou a nova eleição com tristeza. Não pelo fato de ser eleito, mas pelas circunstâncias que levaram até a realização de uma nova eleição. 
 
???Não deveria ser desta forma, mas a lei é uma só. Apontamos algumas irregularidades que aconteceram na última eleição e fomos felizes que a juíza da comarca entendeu que aconteceram essas irregularidades na então eleição???, declarou Edson Ferreira, dizendo que o primeiro ato como presidente será uma reunião com todos os funcionários da Casa.
 
Agora, na próxima Sessão Ordinária que está marcada para segunda-feira, dia 25 de abril, haverá uma nova eleição para secretário da Casa de Leis, já que, para concorrer à presidência, Cleonice Maldaner renunciou ao cargo e hoje o posto já não está mais ocupado.
 
Há ainda uma decisão a ser tomada em relação ao cargo de vice-presidente. Quando Nilton Wernke assumiu a presidência, Elton Somavila foi eleito para ocupar o cargo de vice. 
 
Perdendo o cargo de presidente, Nilton Wernke, teoricamente, voltaria a ser vice-presidente, já que alegou não ter renunciado.
 
Para o novo presidente Edson Ferreira, a situação está clara: ???Eu não entendo como dois vices porque quem esteve na sessão sabe que o Minino, Nilton Wernke, renunciou a vice-presidente para então ser o presidente da Casa, mas de uma forma errada, errônea, posterior a eleição de presidente. Eu não entendi a declaração dele de dizer que não renunciou, porque está documentado na Casa e cabe a justiça alegar a resposta positiva ou não para ele???, afirmou.
 
Já Nilton Wernke disse que vai aguardar uma decisão sobre o cargo de vice-presidente, alegando que vai tentar voltar à presidência. ???Agora vou deixar a casa decidir, pelo que entendi, o presidente em exercício deveria dar uma decisão e como ele não deu, vou entrar nos trâmites da lei no que refere a esse assunto???, pontuou. 
 
Elton Somavila também se posicionou sobre a situação, dizendo que: ???Eu fui eleito vice-presidente da Casa em outra sessão, depois da sessão que foi anulada, em que o Minino virou presidente. Então eu acredito que a interpretação da justiça que eu seja consolidado mesmo o vice-presidente, mas isso cabe ao novo presidente anular ou não os atos do antigo presidente Nilton Wernke. Então eu estou tranquilo, tive todos os votos dos pares quando coloquei meu nome a disposição de vice e estou aguardando???, concluiu. 
 
 
 

Fonte: Guia SMI

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557