Em Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 18, o vereador Edson Ferreira, o ???Edson do Conselho???, foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu.
Para esta votação, assim como para os trabalhos desde as últimas sessões, devido a uma decisão interna de não caçar o vereador Valdir da Silva ???Pitonho??? que está afastado, oito vereadores estavam aptos para a votação. Edson conquistou cinco votos.
Votaram a favor de Edson Ferreira os vereadores: Francisco Machado Mota, o ???Chico do Sindicato???, Inésio Sivieiro, Elton Somavila, Marquinhos Murback, além do próprio Edson Ferreira.
Quem também concorreu ao cargo foi a vereadora Cleonice Maldaner, ???Nega da Aurora???, que além do próprio voto, obteve também os votos de Nilton Wernke ???Minino??? e Raulique Farias ???Quéti???.
Esta foi a quinta vez que os vereadores do município elegeram um novo presidente desde o início de 2015.
Desta vez, a eleição foi realizada devido a uma decisão da justiça de São Miguel do Iguaçu que anulou a eleição do até então presidente Nilton Wernke ???Minino??? para o cargo. Ele assumiu a cadeira após a renúncia do seu antecessor Valdir da Silva ???Pitonho???, que continua afastado da Casa de Leis.
Segundo o Nilton Wernke, o afastamento se deu por um entendimento errado do regimento interno por parte da juíza do caso. De acordo com ele, o regimento interno diz que após a renúncia do cargo de presidente, o vice-presidente, no caso ele, teria que convocar uma nova eleição em um período de até cinco dias, mas segundo o vereador, a juíza entendeu que deveria fazer a eleição depois de passados cinco dias. A renúncia aconteceu em uma sexta-feira e a eleição na segunda-feira subsequente.
???Foi injusta a anulação daquela eleição que eu concorri e fui vitorioso???, declarou Nilton Wernke, que afirmou ainda que está recorrendo da decisão.
Eleito novo presidente, Edson Ferreira relatou que encarou a nova eleição com tristeza. Não pelo fato de ser eleito, mas pelas circunstâncias que levaram até a realização de uma nova eleição.
???Não deveria ser desta forma, mas a lei é uma só. Apontamos algumas irregularidades que aconteceram na última eleição e fomos felizes que a juíza da comarca entendeu que aconteceram essas irregularidades na então eleição???, declarou Edson Ferreira, dizendo que o primeiro ato como presidente será uma reunião com todos os funcionários da Casa.
Agora, na próxima Sessão Ordinária que está marcada para segunda-feira, dia 25 de abril, haverá uma nova eleição para secretário da Casa de Leis, já que, para concorrer à presidência, Cleonice Maldaner renunciou ao cargo e hoje o posto já não está mais ocupado.
Há ainda uma decisão a ser tomada em relação ao cargo de vice-presidente. Quando Nilton Wernke assumiu a presidência, Elton Somavila foi eleito para ocupar o cargo de vice.
Perdendo o cargo de presidente, Nilton Wernke, teoricamente, voltaria a ser vice-presidente, já que alegou não ter renunciado.
Para o novo presidente Edson Ferreira, a situação está clara: ???Eu não entendo como dois vices porque quem esteve na sessão sabe que o Minino, Nilton Wernke, renunciou a vice-presidente para então ser o presidente da Casa, mas de uma forma errada, errônea, posterior a eleição de presidente. Eu não entendi a declaração dele de dizer que não renunciou, porque está documentado na Casa e cabe a justiça alegar a resposta positiva ou não para ele???, afirmou.
Já Nilton Wernke disse que vai aguardar uma decisão sobre o cargo de vice-presidente, alegando que vai tentar voltar à presidência. ???Agora vou deixar a casa decidir, pelo que entendi, o presidente em exercício deveria dar uma decisão e como ele não deu, vou entrar nos trâmites da lei no que refere a esse assunto???, pontuou.
Elton Somavila também se posicionou sobre a situação, dizendo que: ???Eu fui eleito vice-presidente da Casa em outra sessão, depois da sessão que foi anulada, em que o Minino virou presidente. Então eu acredito que a interpretação da justiça que eu seja consolidado mesmo o vice-presidente, mas isso cabe ao novo presidente anular ou não os atos do antigo presidente Nilton Wernke. Então eu estou tranquilo, tive todos os votos dos pares quando coloquei meu nome a disposição de vice e estou aguardando???, concluiu.
Fonte: Guia SMI