106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. A meta do TSE é que até 2022 todos os eleitores votem com as suas digitais.
Início da biometria no Brasil: 2008
Início da biometria no Paraná: 2009
Número de Zonas Eleitorais do Paraná: 206
Número de municípios do Paraná: 399
Número de kits biométricos utilizados: 1298
DADOS:
No Paraná, a biometria obrigatória finaliza no dia 29/11/2019, nas zonas eleitorais de Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Cruzeiro do Oeste, Ivaiporã e Realeza. Os municípios atendidos por cada uma dessas zonas eleitorais são:
114ª Zona Eleitoral de Medianeira: Medianeira, Missal e Serranópolis do Iguaçu
121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon: Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes
86ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Oeste: Cruzeiro do Oeste, Mariluz, Tapejara e Tuneiras do Oeste
93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã: Ivaiporã, Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis
130ª Zona Eleitoral de Realeza: Realeza, Ampére e Santa Izabel do Oeste
Presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, esteve no Fórum Eleitoral de Medianeira, na tarde desta sexta-feira (29) para acompanhar o último dia de revisão biométrica obrigatória no nosso Estado. Na oportunidade, juntamente com o Dr. Hugo Michelini Jr., Juiz Eleitoral da 114ª ZE, fez entrega de um título novo para eleitora que acabara de fazer o seu cadastramento biométrico. Falando à reportagem, o presidente do TRE-PR, destacou o trabalho realizado no Estado em 10 anos e finalizado essa semana:
Os eleitores que não fizeram a biometria devem procurar o fórum eleitoral da sua cidade para regularizar a situação, pois seu título já está cancelado. Algumas das consequências do título cancelado são: ficar impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa, contrair empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público. A data limite para regularização do título de eleitor antes das próximas eleições é dia 6 de maio de 2020. O eleitor pode consultar a sua situação no Fórum Eleitoral, pelo site do TSE e também pelo aplicativo e-Título. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A BIOMETRIA
O eleitor pode agendar o dia e a hora do atendimento por meio do site do TRE, mas o agendamento não é obrigatório. Caso opte por não agendar, será atendido por ordem de chegada.
Fonte: João Hermes