106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Cerca de 1 milhão de carteiras de cigarros foram apreendidas no Paraná só na última semana. Segundo levantamento, neste ano a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 36 milhões de carteiras de cigarros no estado. O valor corresponde ao dobro do que foi apreendido em 2018.
De acordo com o policial rodoviário federal Fernando Oliveira, o Paraná é o estado em que a PRF mais apreende cigarros contrabandeado. Segundo ele, isso acontece devido à localização do estado, já que o Paraná faz fronteira com o Paraguai. (Áudio 1)
A maioria dos veículos usados para o contrabando de cigarros são carros de pequeno porte roubados e com placas clonadas. De acordo com Fernando, as operações de combate ao tráfico são importantes para diminuir o furto de carros. Além disso, o cigarro ilegal não passa pelo controle sanitário exigido, e por isso pode trazer riscos à saúde. (Áudio 2)
Segundo a PRF, grande parte dos carregamentos de cigarros que são contrabandeados do Paraguai, passam por uma espécie de centro de distribuição no estado de São Paulo, e têm como principal destino o abastecimento de outros estados, principalmente os da região Nordeste.
A PRF verificou ainda, que o perfil das pessoas presas pelo cometimento de crime vem mudando, uma vez que muitos criminosos que antes cometiam o crime de tráfico de entorpecentes, migraram para o crime de contrabando de cigarros, que, além de vantajoso, possui penas mais brandas com relação ao tráfico de drogas.
Fonte: Band FM